×

Brasil/Mundo

4 dicas para quem quer se aventurar no stand up paddle

Entra ano e sai ano, e site sobre esportes falam sobre as modalidades que estão na mora. Uma delas, que se mantém entre as preferidas para quem gosta de atividades radicais, mas com alguma tranquilidade, é o stand up paddle. A prática ganhou fama há alguns anos e desde então é praticada por quem vai à praia, ou mesmo em um lago.

Para quem não conhece a prática, algumas dicas valiosas podem abreviar o sofrimento de não conseguir ficar em pé na prancha, ou de não conseguir remar. Ou as duas coisas ao mesmo tempo, situação mais comum para quem está começando no esporte.

Por isso, aqui vão algumas dicas que podem ser úteis até mesmo para usuários experientes, mas que certamente serão decisivas para quem está começando no esporte.

1. Escolha águas calmas

Imagine ter de aprender a andar durante um terremoto. É assim que vai ser aprender a andar de stand up paddle em águas agitadas. Se a água estiver plana e calma, você pode se concentrar em sua postura, posicionamento na prancha, equilíbrio e começar a remar. Águas mais agitadas adicionam um elemento de desafio que você pode até achar emocionante no futuro, mas, para começar, escolha águas calmas.

Outra dica é verificar a previsão do vento. O vento faz ondas, quanto mais leve o vento, menores serão as ondas.

2. Use uma “coleira”

Um leash é um pedaço de corda que se prende à cauda da prancha ao tornozelo. Assim, toda vez que você cair, a prancha não vai para longe. No início, como o praticante cai muitas vezes, esse pode ser um fator decisivo para evitar braçadas desnecessárias buscando a prancha.

3. Mantenha a cabeça erguida

Geralmente onde você olha com seus olhos, seu corpo vai seguir. Ao aprender a fazer stand up paddle, muitas vezes a tendência é olhar para os pés, algo que certamente vai fazer com que você caia mais rapidamente. Em vez disso, mantenha a cabeça erguida e deixe seus olhos olharem para o horizonte. Isso vai aumentar sua remada com eficiência, pois a posição do seu corpo será mais confortável.

4. Use os equipamentos corretos

O sucesso do SUP virá muito mais rápido se você estiver na prancha e remar do tamanho certo. Seu remo deve estar em algum lugar entre 6 “a 10” acima de sua cabeça. É melhor começar com um remo ajustável para que você possa experimentar o comprimento do remo que deseja usar.

Se você estiver em uma prancha muito pequena, ela ficará mais instável. A maneira mais fácil de analisar o tamanho da sua prancha é considerar o volume ou a flutuação das placas. O melhor é escolher uma prancha que tenha pelo menos a mesma quantidade de volume que o seu peso.

Ao aprender a SUP, mais volume significará que ele se sentirá mais estável. Você nunca pode estar em uma prancha muito grande para aprender, mas certamente pode estar em uma menor que o seu tamanho.