A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a 3ª edição do Programa Visão para Todos na noite de segunda-feira, 23,, contemplando mais 129 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com uma ampla oferta de atendimentos oftalmológicos e exames especializados.
Ao todo, foram realizados 912 procedimentos, demonstrando a dimensão e a eficiência do programa que é o maior de Penedo e região em saúde dos olhos, ação preventiva que viabiliza acesso a serviços essenciais que impactam diretamente na qualidade de vida, no aprendizado e no bem-estar dos estudantes.
Durante a iniciativa, foram realizados diversos procedimentos, incluindo 129 consultas oftalmológicas, 129 tonometrias, 129 mapeamentos de retina e 129 biomicroscopias. Além de solicitações para a realização de exames laboratoriais, como hemograma, glicemia e coagulograma (25 cada) e 25 eletrocardiogramas e retornos clínicos especializados.
O programa também encaminhou dois pacientes para o Capsulotomia a YAG laser, um procedimento oftalmológico de alta tecnologia que, na rede privada, costuma ter custo elevado, dificultando o acesso de grande parte da população.
O exame é indicado principalmente para pacientes que passaram por cirurgia de catarata e desenvolveram uma opacificação da cápsula posterior do olho, o que pode voltar a causar visão embaçada.
A inclusão desse serviço no Programa Visão para Todos reforça o compromisso da gestão em garantir tratamentos modernos e acessíveis à população penedense.
A Secretaria de Saúde de Penedo tem se destacado pelo planejamento e execução de políticas públicas que ampliam o acesso da população aos serviços de saúde. O Programa Visão para Todos é um exemplo claro desse compromisso, levando atendimento de qualidade diretamente a quem mais precisa.
“O Visão para Todos está só começando. Esse é um programa que nasceu para crescer, alcançar cada vez mais pessoas e ampliar o acesso da nossa população a um cuidado que faz diferença de verdade na vida das pessoas. Vem mais novidades por aí, mais saúde e mais atendimento e compromisso com quem mais precisa. Esse é o nosso dever e também a nossa missão: cuidar das pessoas com responsabilidade, planejamento e resultados”, declarou a Secretária Municipal Waninna Medonça.
A iniciativa segue fortalecendo a rede de atenção à saúde no município e reafirma o cuidado da gestão com a população, especialmente com aqueles que buscam, por meio da educação, novas oportunidades de transformação de vida.
Secom – PMP

