Começa hoje, (21) e vai até o dia 26 de julho, a 37ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. O festival, que acontece na cidade de São Luís (Maranhão), ocupará o Cine Praia Grande, o Teatro da Cidade e o Centro Pedagógico Paulo Freire, da UFMA, com mais de 40 filmes nacionais – 15 deles, maranhenses – e diversos cursos de formação em audiovisual. A programação é gratuita para o público.
Programação
A abertura, na noite de hoje, ficará a cargo de “Tatuagem”, longa-metragem de Hilton Lacerda. Outros quatro longas-metragens serão exibidos a partir de amanhã (22), em competição: os maranhenses “O exercício do caos”, de Frederico da Cruz Machado, e “Escolha o seu caminho”, de Alcino Silva Davenport; e os documentários “Triunfo”, de Caue Angeli, e “Mataram meu irmão”, de Cristiano Burlan. Também em competição, serão exibidos 32 curtas-metragens.
Fora de competição, o festival programou os longas convidados “Junho”, de João Wainer; “Cidade cinza”, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo; e “Cidade de Deus: 10 anos depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal; e as mostras Cenário Brasil, Guarnicêzinho, Jovem, Francesa, Memória Guarnicê e Cinefoot, esta última em parceria com o festival de filmes sobre futebol.
Ações de formação
Em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (PE) e a Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes (CE), o festival também promove oficinas de Roteiro, Montagem, Figurino, Contra-regra, Curadoria e Montagem de Festivais e Mostras Temáticas, e Interseções entre Cinema, Quadrinhos e Literatura.
O encerramento do festival será no sábado (26), com a premiação dos vencedores das mostras competitivas.
