×

Maceió

TJ: Comemorações do Tricentenário da Justiça em Alagoas

A abertura das comemorações do Tricentenário da Justiça em Alagoas reuniu, no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), nesta segunda-feira (7), autoridades e representantes de inúmeras instituições públicas. A presença dos chefes dos três poderes e adesão maciça da comunidade jurídica e acadêmica reforçaram a importância do Poder Judiciário na construção da identidade do estado ao longo de séculos.

A dedicadas ao tricentenário da Justiça durante todo o ano de 2012, incluindo palestras, apresentações artísticas, concursos literários e fotográficos, atividades esportivas e lançamento de um livro-álbum com registros e fotografias históricas.

O evento teve início com descerramento de placa comemorativa dos 300 anos, no hall principal da Corte de Justiça, contendo mensagem do presidente do TJ/AL, desembargador Sebastião Costa Filho. “Nos 300 anos seguintes preservamos em tudo o desejo de acertar, a necessidade de corrigir e o empenho de melhorar. Hoje, com a consciência da suprema responsabilidade desses momentos, continuamos buscando a perfeição dos instrumentos com profundas inclinações de nosso espírito para as brilhantes fases do Direito. Essa tem sido a tradição de cultura jurídica que admiravelmente se reflete na história da Justiça de Alagoas”.

Em seguida, autoridades, magistrados, servidores e estudantes de Direito se dirigiram ao plenário da Corte estadual para os pronunciamentos oficiais e lançamento de selo postal personalizado. A estampa que homenageia o tricentenário possui elementos que refletem a relação entre a história do Judiciário e o estado de Alagoas. Do lado direito, a identidade visual dos 300 Anos com símbolos como a cruz e a base, utilizadas na identidade visual, remetem às varas e unidades judiciárias, o círculo reforça a ideia de unidade. Completando o selo, do lado esquerdo, o mapa do Brasil, preenchido por ipês amarelos – considerada a árvore símbolo do país – e a bandeira nacional.

“A ocasião nos fornece bem-vindo pretexto para reavivar a memória judiciária de Alagoas e nela reconheceremos os sinais do hoje do amanhã, afluentes em uma construção contínua que dá significado ao próprio tempo. Ao narrar essa trajetória, é preciso que se diga que, não importa quão tolhida a sua independência, o Poder Judiciário se curvou a nenhuma das tentativas de adestramento”, disse o presidente do TJ/AL, Sebastião Costa Filho, em seu discurso.

Para o diretor regional dos Correios em Alagoas Luiz Carlos Bastos, o lançamento do selo tem grande importância histórica para o estado. “Sabemos da importância e da história de tradição do Judiciário, além da contribuição para promoção da igualdade e da Justiça em Alagoas”, pontuou Bastos, que lembrou as transformações históricas das duas instituições – Judiciário e Correios: “A imagem vai ecoar em todos os Tribunais de Justiça do país e órgãos de Alagoas, transmitindo união, confiabilidade e respeito, que foram construídos durante todos esses anos, pelo Judiciário e Correios”, completou.

Mesa Solene

Compuseram a mesa da solenidade de abertura dos 300 Anos da Justiça em Alagoas as seguintes autoridades: o presidente do TJ, desembargador Sebastião Costa Filho; a vice-presidente, desembargadora Nelma Torres Padilha; o corregedor-geral da Justiça, desembargador James Magalhães de Medeiros; os desembargadores Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, Estácio Luiz Gama de Lima, Elisabeth Carvalho do Nascimento, José Carlos Malta Marques, Pedro Augusto Mendonça de Araújo, Eduardo José de Andrade, Otávio Leão Praxedes, Alcides Gusmão da Silva, Tutmés Airan de Albuquerque e Edivaldo Bandeira Rios; o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho; o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Fernando Toledo; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes; a diretora-geral substituta, Irani Magalhães; o deputado federal Joaquim Beltrão; o procurador-geral do município, Carlos Roberto Ferreira; o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes; o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lobo; o diretor do Fórum Federal – Secção Judiciário de Alagoas, Paulo Machado Cordeiro; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 19ª Região, desembargadora Vanda Maria Lustosa; o procurador-geral do estado, Marcelo Teixeira; o defensor-geral substituto, Daniel Coelho Alcofarado; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Ighal), Jayme Lustosa de Altavila; o diretor-regional dos Correios em Alagoas, Luiz Carlos Bastos da Rocha; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas, Omar Coelho de Melo; e o presidente da Associação Alagoana dos Magistrados (Almagis), juiz Pedro Ivens Simões de França.