Sem dúvida alguma, a festa já faz parte do calendário oficial de eventos
Neste domingo, 17 de fevereiro, aconteceu na cidade de Penedo, a 3ª edição da “Lavagem do Bonfim”, em Penedo. A festa, que une o sincretismo religioso com a folia momesca, foi prestigiada por milhares de foliões em clima de muita tranquilidade e alegria, marcas registradas do evento.
O evento teve início por volta das 14 horas com a apresentação de grupo de capoeira. Em seguida, adeptos de religiões afro-brasileiras entraram em cena para com muita alfazema e flores lavarem a calçada da Igreja do glorioso Senhor do Bonfim, padroeira do bairro quilombola que recebe o mesmo nome, mas é conhecido como Oiteiro.
Após o ritual, que também foi realizado com muitos cânticos e orações aos pés do monumento de Senhor do Bonfim, a folia teve início. Com duas orquestras de frevo e muito banho de carro-pipa, os foliões não se intimidaram como o sol escaldante deste domingo, 17, e caíram no passo para dançar ao som de tradicionais marchinhas carnavalescas.
A 3ª edição da “Lavagem do Bonfim” se estendeu até o período noturno sem que nenhum caso de violência fosse registrado no circuito da folia, apesar do grande fluxo de pessoas e da tímida presença da Polícia Militar no local.
Sem dúvida alguma, a festa já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade ribeirinha e a cada ano que passa cresce cada vez mais graças ao apoio de alguns patrocinadores e, principalmente, a dedicação de moradores da localidade que não medem esforços para sua realização.
Clique AQUI e veja como foi o evento!
Veja um pouco do ritual religioso:
