O 3º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Arapiraca, realizou na semana passada um estágio para lavratura de Comunicação de Ocorrência Policial (COP) e Termo Circunstanciado de ocorrência (TCO).
O estágio, coordenado pelo tenente James, ocorreu no auditório da unidade e contou com a participação de 27 policiais militares do 3º, 10º e 11º batalhões. O objetivo foi esclarecer as dúvidas geradas durante o serviço operacional, além de aperfeiçoar a prática da tropa.
O TCO é um institutivo usado para casos tipificados como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes que tenham a pena máxima cominada em até dois anos de cerceamento de liberdade ou multa, onde os envolvidos não são conduzidos à delegacia e se comprometem a comparecer a um Juizado Criminal Especial.
No mês passado, foram comemorados os três anos da implantação do TCO pela Polícia Militar alagoana, única corporação militar no Nordeste a lavrar o Termo. De acordo com a PM, as ocorrências mais freqüentes no Estado são perturbação do sossego alheio, ameaça, desacato, lesão corporal, vias de fato, entrega de veículo a pessoa inabilitada, jogos de azar e usuário de entorpecentes.
