×

Política

239 presos provisórios de Alagoas estão aptos a votar

A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cadastraram 239 presos provisórios de Alagoas. Eles estão aptos, segundo a legislação eleitoral, a votar no dia 3 de outubro. Quatro seções eleitorais vão recolher os votos dos reeducandos – três na Casa de Detenção de Maceió e uma no Presídio Desembargador Luis de Oliveira Souza, em Arapiraca.

Apesar do número significativo de reeducandos com título eleitoral apenas uma parte deles deve realmente votar nesta eleição. Essa é a previsão do ouvidor do Sistema Penitenciário, Marcos Antônio de Lima. “A população de presos provisórios do Sistema Penitenciário não é fixa. alguns deles, que estavam presos no início do cadastramento, já obtiveram a liberdade ou mesmo a condenação definitiva”, explicou o ouvidor.

Mesmo assim, continuou Marcos Antônio de Lima, todas as providências administrativas já foram tomadas para que os presos possam votar sem problemas. “Já planejamos todos os detalhes e providenciamos o transporte e a segurança necessária para a escolta dos eleitores até as urnas”, disse.

Três seções eleitorais (311ª, 313ª e 316ª) serão instaladas na Casa de Detenção de Maceió (CDM), no Tabuleiro do Martins, e uma quarta no Presídio Desembargador Luis de Oliveira Souza, em Arapiraca. Cada seção terá três mesários – dois agentes penitenciários e um terceiro servidor de outra instituição.

Para o Presídio Feminino Santa Luzia foram confeccionados pelo TRE 45 títulos eleitorais; para a Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, 12 documentos; para o presídio de Segurança Média Professor Cyridião Durval, 25; para a Casa de Detenção de Maceió, 97; e para Presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza, 60 títulos eleitorais.