×

Cultura

20º Encontro dos Campeões do Repente de Alagoas

Elias Procópio destaca oportunidade de mostrar trabalho dos repentistas com o evento

Sendo uma das mais antigas práticas da cultura popular, a cantoria de viola sempre esteve presente em Alagoas. E para que esta manifestação cultural seja cada vez mais difundida, a Associação de Violeiros e Trovadores de Alagoas realiza, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o XX Encontro dos Campeões do Repente em Alagoas, que acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, às 20h, no Teatro de Arena, reunindo cantadores e violeiros de Alagoas e do Nordeste.

Depois de três etapas de seleção ocorridas em Arapiraca, Santana do Ipanema e em Maceió, três duplas foram selecionadas em cada município pela Associação, presidida por Elias Procópio, patrimônio vivo da cultura popular do Estado. Participarão do encontro duplas de Pernambuco, Rio Grande do Norte e 16 cantadores convidados.

Além das duplas que concorrem ao título de melhores cantadores de repente, o evento contará com a participação especial de Ivanildo Vila Nova, de Campina Grande, uma das maiores referências de cantadores em todo Nordeste. Entre os gêneros tocados de improviso pelos cantadores estão sextilhas, quadrão, martelo a desafio e outros mais.

“O encontro é sempre uma oportunidade que os violeiros e cantadores de repente têm para mostrar o seu trabalho e sua criatividade” afirma Elias Procópio.

A Associação de Violeiros e Trovadores de Alagoas integra o Ponto de Cultura Caminho da Cantoria e Viola, que faz parte da Rede Alagoana de Pontos de Cultura, através dos projetos Mais Cultura e Cultura Viva do Ministério da Cultura (Minc). Segundo Elias Procópio, a partir do próximo ano, no Ponto de Cultura, serão oferecidas aulas gratuitas de computação à comunidade local.