Milhares de pessoas devem prestigiar o evento que, sem dúvida alguma, tem tudo para se tornar tradição
No próximo domingo, 28 de janeiro, o sincretismo religioso estará em evidência no município de Penedo. Isso porque na oportunidade será realizada a 2ª edição da Lavagem do Bonfim no bairro quilombola conhecido como Oiteiro, com uma vasta programação cultural.
De acordo com os organizadores do evento, a Lavagem do Bonfim começará a partir das 13 horas com apresentações culturais. Em seguida, adeptos do candomblé desfilarão pelas ruas enladeiradas do bairro para com flores e água perfumada pedir proteção e bênçãos para toda a comunidade.
Após o término da lavagem da calçada da Igreja de Senhor do Bonfim e do forte onde está erguida a imagem do padroeiro do bairro e grande homenageado, a festa seguirá com muito frevo e alegria até o anoitecer.
Ainda segundo a organização do evento, não será permitida a presença de paredões de som no circuito da folia para não descaracterizar a festa que tem o principal objetivo de resgatar tradições populares e manter viva a história dos quilombolas que habitaram e/ou ainda vivem no bairro.
Milhares de pessoas devem prestigiar o evento que, sem dúvida alguma, tem tudo para se tornar tradição, não apenas pela forma como vem sendo organizado, mas também pela fé dos moradores da comunidade, alegria dos foliões e, principalmente, clima de tranquilidade, como sempre tem sido.
Veja como foi um pouco da 1ª edição do evento, em 2017:
