Caminhada foi organizada pelo 'Terço dos Homens'
A comunidade católica penedense voltou às ruas de Penedo mais uma vez para pedir paz. A 2ª caminhada organizada pelo ‘terço dos homens’ reuniu várias pessoas que clamaram por tranquilidade e harmonia na histórica cidade de Penedo que tem somado níveis de violência considerados fora dos padrões normais.
A 2ª caminhada pela paz saiu da capela do Conjunto José Moraes Lopes (Cohab) com destino ao ginásio do Colégio Diocesano de Penedo, onde uniu-se aos que participavam do Pentecostes. Com faixas, bandeirinhas brancas e cartazes os participantes da caminhada lembraram às autoridades que a ‘construção da paz’ é obrigação de todos.
Para o padre Jackson Nascimento, a organização de eventos dessa natureza é de suma importância para que possamos não entender a violência como algo normal. “É fundamental que possamos ser agentes transformadores e repassarmos para todos que a paz começa dentro de cada um de nós”, afirmou o sacerdote.
De acordo com o coordenador do terço dos homens da Paróquia São Francisco de Assis, Evânio Santos Costa, a realização da 2ª caminhada da paz lembrou a necessidade de buscarmos estabelecer entre todos os povos uma convivência harmônica e que independentemente de credo, cor e raça, as culturas devem ser sempre respeitadas.
“É importante que possamos enxergar a necessidade de combater a violência, mas não gerando mais violência. Precisamos entender que uma cultura de paz é construída no dia a dia e nossas ações contribuem diretamente para que uma onda de agressões que nem sempre são físicas, possam ser disseminadas e ampliadas ainda mais quando são encaradas como normais”, declarou Evânio.
A 2ª caminhada da paz foi encerrada com uma celebração eucarística que ocorreu no ginásio do Colégio Diocesano de Penedo. Durante a missa a emoção tomou conta de algumas pessoas que lembraram os casos recentes registrados em Penedo, a exemplo de mortes de adolescentes que enveredaram pelo mundo das drogas e o desaparecimento da jovem Roberta Dias, caso que ainda permanece sem esclarecimento.
