×

Alagoas

181 anos: bloco Vulcão anima foliões no dia do aniversário da PM

Para comemorar o aniversário de 181 anos da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), completados no domingo (3), o Bloco Vulcão levou uma multidão ao Espaço Geruza Malta, na praia de Ponta Verde, que se divertiu ao som de frevo e marchinhas de carnaval, numa festa em que reinaram a paz e a alegria.

Embalados pela Banda de Música da PMAL, sob a regência do tenente Neilton e vocal do cabo Micael de Gouveia, foliões de todas as idades vestiram a camiseta do bloco, que animou o público durante cinco horas.

Bloco mais antigo de Alagoas, o Vulcão anima as prévias carnavalescas da capital há 77 anos, unindo policiais militares, seus familiares e a sociedade em geral. Estiveram presentes ao evento o comandante-geral da PMAL, coronel Dimas Barros Cavalcante, o subcomandante, coronel Mário Jorge Souza da Hora, e o secretário de Defesa Social, coronel Dário Cesar Barros Cavalcante.

A senhora Maria de Lourdes Pereira, esposa de policial militar reformado e assídua foliã do Vulcão, não se incomodou com a alta temperatura e apostou em passos de frevo com o típico molejo da dança. “Acompanho este bloco há 17 anos, não perco por nada”, disse a foliã, sempre dançando.

O diretor do tradicional bloco Pinto da Madrugada, Braga Lyra, esteve no evento e parabenizou a Polícia Militar pelos trabalhos realizados durante as prévias de sábado. “Este bloco é maravilhoso. Temos uma parceria e gratidão com a PM. O trabalho realizado no sábado permitiu uma prévia de muita tranquilidade”, destacou Lyra.

Colaboraram para a saída do bloco Vulcão instituições como Assomal, Associação dos Oficiais da Reserva, Associação dos Cabos e Soldados da PMAL, Assmal PM-BM, Associação dos Praças da Reserva, Casa do Gelo e Bolo Pajuçara, Dafra Motos, Concessionária Convém, Camiseteria Fênix, Honda Dream, Shineray e Fisio Fitness Fisio Center.

Carcará e Mandacaru

Cerca de 30 representantes do bloco Mandacaru, formado por integrantes do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Arapiraca, e 25 do bloco Carcará, do 7º BPM, de Santana do Ipanema, também prestigiaram a apresentação do Vulcão, abrilhantando o momento com seus estandartes.

Vestido com trajes típicos do século 18, usados pelo rei francês Luiz XV, o professor Eraldo Ferraz levantou o estandarte do bloco, produzido pelo carnavalesco Gil Lopes. “Levar um estandarte de bloco é sempre emocionante e com esse da Polícia Militar, além da emoção, vem junto a responsabilidade”, declarou o professor bastante entusiasmado.

O comandante-geral avaliou a apresentação do bloco Vulcão como oportuna para as famílias e de uma tradição que deve ser perpetuada. “Valeu a pena estar no bloco Vulcão, ver as famílias se divertirem com tranquilidade. Esperamos que o carnaval seja tão tranquilo no Estado como foram as prévias e que o Vulcão mantenha sua tradição ao longo dos anos”, ressaltou o comandante ao convidar os foliões a participar de um “arrastão”.

A multidão percorreu o pequeno trecho saindo do Espaço Geruza Malta, indo em direção ao antigo Alagoas Iate Clube, o Alagoinha, fazendo a volta e retornando ao local do palco, encerrando mais um ano de risos e alegrias proporcionados pelo Vulcão.