×

Cultura

18ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta, 23

A 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na cidade histórica de Minas Gerais, começa nesta sexta-feira, dia 23, e vai até o dia 31 de janeiro. Com o tema “Qual o lugar do cinema hoje?”, esta edição da mostra exibirá 128 filmes brasileiros – 37 longas e 91 curtas-metragens – em caráter de pré-estreia. A cerimônia de abertura contará com uma homenagem à atriz paraense Dira Paes, e com a exibição do longa-metragem inédito “Órfãos do Eldorado”, dirigido por Guilherme Coelho, e protagonizado por Dira.

Exibições de filmes e premiações da mostra

Os longas-metragens serão distribuídos entre oito mostras temáticas: Aurora, Homenagem, Transições, Autorais, Sui Generis, Praça, Bendita e Mostrinha – além de uma sessão de Cine-Debate e a sessão de encerramento. Os vencedores das competições receberão o Troféu Barroco, prêmio do festival.

Na Mostra Aurora, seção dedicada à descoberta e experimentação da produção contemporânea brasileira, serão exibidos sete longas de jovens realizadores: “A casa de Cecília”, de Clarissa Appelt; “Mais do que eu possa me reconhecer”, de Allan Ribeiro; “Medo do escuro”, de Ivo Lopes Araújo; “O animal sonhado”, de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes; “O signo das tetas”, de Frederico Machado; “Ressurgentes: um filme de ação direta”, de Dácia Ibiapina; e “Teobaldo Morto, Romeu Exilado”, de Rodrigo de Oliveira.

Os longas exibidos na Mostra Aurora concorrem ao prêmio do Júri da Crítica e ao Prêmio Itamaraty, concedido pelo Ministério das Relações Exteriores, no valor de R$ 50 mil. Os filmes da mostra Aurora estarão, a partir do dia 2 de fevereiro, disponíveis sob o selo da ANCINE na plataforma Festival Scope. A ação busca possibilitar uma maior visibilidade e inserção dos filmes brasileiros junto aos curadores, distribuidores, agentes de venda, críticos de cinema, e outros profissionais cadastrados na plataforma.

Já o vencedor da mostra Transições, dedicada a filmes com olhar cinematográfico em construção, será escolhido pelo Júri Jovem. Participam desta seção os longas “A despedida”, de Marcelo Galvão; “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso; “Casa Grande”, de Fellipe Gamarano Barbosa; “Com os punhos cerrados”, de Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti; “O tempo não existe no lugar em que estamos”, de Dellani Lima; e “Obra”, de Gregorio Graziosi.

Os 91 curtas-metragens serão exibidos em dez mostras: Panorama, Dissonâncias – inaugurada nesta edição do evento-, Praça, Cena Mineira, Cena Regional, Formação, Jovem, Mostrinha e a Mostra Foco, cujo vencedor será definido pelo Júri da Crítica.

Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. Clique aqui para acessar a programação completa dos filmes.

ANCINE participa de seminário

Nesta edição da mostra, será realizado o 18º Seminário do Cinema Brasileiro: Ideias e Perspectivas, que reunirá profissionais em painéis, bate-papos e debates, todos abertos ao público e sujeitos à lotação das salas.

Na terça-feira, dia 27, às 14h30, o assessor internacional da ANCINE, Eduardo Valente, participará da mesa “Diálogo entre culturas”, que também contará com a presença de Aurélie Godet, programadora do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, e Marika Kozlovska, consultora de mercados internacionais do Cinema do Brasil na Alemanha. A mediação será do jornalista Pedro Butcher.

Eventos paralelos

Além das mostras de filmes e do seminário, a Mostra de Tiradentes também contará com uma forte programação de eventos paralelos, como oficinas, exposições, lançamentos de livros e DVDs, leituras, apresentações teatrais e intervenções do coletivo #eufaçoamostra. A mostra acontecerá no Largo das Fôrras, com espaço para mais de mil espectadores; na Cine-Tenda, no Largo da Rodoviária, com 700 lugares; e no Cine-Teatro SESI, com 150 lugares.