×

Alagoas

170 anos de Tavares Bastos é comemorado com lançamento de livro

Em sessão solene realizada nesta terça-feira, 11, a Assembleia Legislativa relançou o livro “Tavares Bastos, um Titã das Alagoas” de autoria do saudoso jornalista e advogado Paulo Castro Silveira. A reedição do livro, que contou com a parceria do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), é uma homenagem aos 170 anos de nascimento do patrono da Casa, Aureliano Candido Tavares Bastos. A republicação da obra acontece 33 anos após a veiculação da edição original.

Para o presidente da Assembleia, deputado Fernando Toledo (PSDB), mesmo que o nome do patrono da Casa já esteja imortalizado no prédio do Poder, é importante lembrar sua trajetória: um jovem homem público que foi político, advogado e um abolicionista no auge da escravatura no Brasil. “Ele era um republicano enquanto o sistema era imperialista. De forma que a vida e os ensinamentos dele são extremamente atualizados”, declarou o chefe do Legislativo, destacando os ideais revolucionários e atualizados, apesar dos 170 anos de seu nascimento. “A Assembleia, motiva por esses valores tem a grata e honrada satisfação em reeditar essa obra”, completou Toledo.

O vice-presidente da Casa, deputado Alberto Sextafeira (PSB) foi o escolhido para fazer o discurso de abertura da sessão solene representando o Poder. Em seu pronunciamento, Sextafeira destacou os feitos de Tavares Bastos, especialmente sua atuação como abolicionista. Para homenagear o patrono da Casa, o parlamentar leu um trecho do poema “Navio Negreiro” do poeta e abolicionista Castro Alves. “O estadista, o filosofo, o político Tavares Bastos, que nasceu no município de Marechal Deodoro, em 36 anos de vida nos deixou um imenso cabedal de saber, que ainda é contemporâneo. O grande municipalista, o defensor do voto direto, o parlamentar brilhante autor de várias obras, nos enche de orgulho e nos remete a reflexão da imensa responsabilidade de perpetuar os seus ideais”, disse Sextafeira, que também ressaltou a importante parceria do Instituto Histórico na reedição do livro. Ele concluiu o pronunciamento parabenizando a Mesa Diretora pela oportunidade de representar a Casa, em nome de todos os parlamentares e servidores.

O presidente do IHGAL, Jayme de Altavila falou da satisfação de participar do relançamento do livro e informou que esse é o terceiro trabalho que a Assembleia realiza em parceria com o Instituto, sobre Tavares Bastos. Durante o pronunciamento, de forma sucinta e eloquente ele traçou o perfil de Tavares Bastos, patrono da Assembleia.
Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado da Cultura Oswaldo Viegas destacou a iniciativa do Poder em reeditar a obra que, segundo ele, reverencia e dá o devido conhecimento ao padrinho do Legislativo. “Parabenizo a Assembleia por mais esse momento e pelo relançamento do livro que ressalta a figura de Tavares Bastos”, disse.

Bibliotecas

Ao fim da sessão, o presidente da Casa, deputado Fernando Toledo acatou solicitação do deputado Antonio Albuquerque (sem partido) e garantiu encaminhar cópias do livro a todas as bibliotecas públicas do Estado, para que os estudantes possam melhor conhecer a vida e a obra de Tavares Bastos.

O ex-governador Divaldo Suruagy e da professora Selma Teixeira Britto, coordenadora do projeto Concerto aos Domingos do Instituto Histórico também prestigiaram o evento.