×

Sergipe

160 anos de Aracaju é comemorado no Parque da Sementeira

Shows, animação infantil, brinquedos e muito mais animaram as comemorações pelo aniversário de 160 anos de Aracaju, que reuniu crianças e adultos no Parque da Sementeira nesta terça-feira, 17 de março. Promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), juntamente com Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), a programação contou com atividades bem diversificadas, voltadas para a cultura e a história da cidade.

O evento foi encerrado com os tradicionais parabéns, bolo gigante e o show “Ela por Elas”, que reuniu cerca de 160 vozes femininas, para homenagear a cidade. O show foi idealizado e coordenado pela diretora de Cultura e Arte da Funcaju, Antônia Amorosa. Participaram da apresentação os corais da Prefeitura Municipal de Aracaju, TRT, DESO, Petrobrás Fafen e Uoseal, Emurb, Vivace e SESC, dirigidos pelos maestros Sérgio Chagas, Jairo Melo e as maestrinas Daniela Faber e Clara Raquel.

Além de Amorosa, entre as intérpretes participantes estavam Ana Aparecida, Carmem Correa, Cidinha Du Aracaju, Cissy Freitas, Cris Emmel, Érika Sá, Gilza Star, Iracema Teles, Iracema do Forró, Ivana Dantas, Joésia Ramos, Joseane Dy Josa, Karla Izabella, Lenne Hall, Lina Sousa, Marluce, Marta Anjos, Michelle Maphaia, Núbia Faro, Patty, Márcia Glover, Silvina Aquino, Maria Ernestina, Raquel Delmondes, Ronise Ramos, Soayan Almeida, Suzana Walois,Thais Nogueira e Virginia Fontes.

As solistas foram acompanhadas pela banda composta por Evandro Balla, Alegria, Cesár, Carlinhos, Binho Vicente e Tom Toy. “Fica para a história o registro oficial do que aconteceu nos 160 anos de Aracaju, neste dia 17. Que não foi, de forma equivocada, comemorada por artistas de fora, mas pelas vozes que integram a música da nossa terra. 160 vozes famosas e anônimas, com direito a público e muitos aplausos”, afirma Amorosa.

Segundo a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, a programação de aniversário buscou atender aos vários públicos e gostos. “Quando fizemos a programação prezamos pela diversidade de gosto e interesses, buscando atividades muito comprometidas com a cultura e a história de Aracaju. Este show reuniu sete corais e diversas intérpretes valorosas que cantaram a nossa cidade, mas também organizamos outras apresentações, atividades em todas as unidades, exposições, entre outros”, ressalta.

O público também se divertiu com o show do grupo Samba de Moça Só e se exercitou com a Academia da Cidade. Já para as crianças, o evento contou com brinquedos infláveis, camas elásticas e pintura facial artística. A animação infantil foi por conta da Turma da Mônica e da apresentação da contação de histórias encenadas “Anase- Uma lenda africana”.

“Trouxe minhas duas enteadas, de quatro e nove anos de idade, para aproveitar a tarde aqui no parque. Elas adoraram porque tem muita diversão para a criançada”, destaca a contadora Patrícia Gomes da Silva.