×

Cultura

16º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte começa nesta sexta, 19

Começa nesta sexta-feira, 19 de setembro, o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH). Em sua 16ª edição, o evento tem a programação inteiramente gratuita e promove a exibição de 112 filmes de curta-metragem, além de debates e cursos distribuidos entre o Cine Humberto Mauro, a Sala Juvenal Dias e o Espaço Multiuso Mari´Stella Tristão, no Palácio das Artes.

A programaçao do festival distribuiu os 112 curtas-metragens de 26 países, selecionados entre mais de 3 mil obras inscritas, em três mostras competitivas (Brasil, Minas Gerais e Internacional) e sete mostras paralelas temáticas (Animação, Corpo, Infantil, Juventude, Maldita, Materialidades e Movimentos de Mundo). Um júri oficial elege os melhores filmes nas mostras competitivas e oferece o Troféu Capivara e valores em dinheiro aos vencedores (R$ 5 mil na competição brasileira e internacional, e R$ 2 mil para o melhor filme mineiro). Um júri popular também escolhe seus favoritos, que serão premiados com serviços audiovisuais.

O 16º FestCurtasBH promove ainda debates com os realizadores dos filmes das competições brasileira e mineira e os cursos “A Ilusão do Tempo – modos de problematização do curta-metragem”, ministrado pelo crítico de cinema Roger Koza; e “Esboços de fragmentos de um trajeto entre as ruínas da história”, sobre a obra do cineasta Ken Jacobs, ministrado por Carlos Adriano. Clique aqui para saber como se inscrever.