A 15ª Feira Camponesa, realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) com o apoio do Governo do Estado, começa nesta quarta-feira (19), na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió. Com o tema “Plantar, colher e repartir”, esta edição leva ao local mais de 200 toneladas de alimentos produzidos em acampamentos e assentamentos de Alagoas. A solenidade de abertura será às 8h, com direito ao café da manhã camponês. A feira acontece até o dia 22 e funciona das 6h às 23h.
Os agricultores irão ocupar 115 barracas padronizadas para comercializar alimentos sem agrotóxicos e animais, além disso, a feira contará com a Casa de Farinha, o restaurante camponês, exibição de filmes e apresentações culturais. O evento é uma oportunidade para os agricultores familiares escoar sua produção, oferecendo à comunidade a opção de comprar alimentos mais saudáveis e baratos.
“Pessoas de todas as regiões vêm trazer sua produção para vender na feira. São aproximadamente 100 variedades de produtos”, afirma Heloísa Amaral, agrônoma da CPT. A programação completa está disponível no blog da CPT: www.cptalagoas.blogspot.com. Para Álvaro Antônio Machado, secretário-chefe do Gabinete Civil, a feira é um importante espaço também para a discussão da reforma agrária no Estado.
“O Governo de Alagoas sempre apoiou o evento e entende que o progresso da reforma agrária passa também pelo bom entendimento de suas questões. A feira realiza esse papel atraindo a sociedade para o dia a dia dos agricultores e incentivando a discussão sobre o tema”, enfatiza.