×

Policial

11º BPM vai intensificar ações contra moto com escapamento adulterado em Penedo e região, revela comandante

O Programa Vida Real, apresentado pelo radialista Luiz Carlos de Oliveira, conhecido como Luizão, na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), recebeu em sua bancada, nesta terça-feira, 19 de dezembro, o tenente-coronel Ademar Siqueira da Silva Neto, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar.

Logo no início da entrevista, na qual foram abordados diversos assuntos, o tenente-coronel falou sobre as constantes denúncias de motocicletas circulando pelas ruas de Penedo e região com escapamento adulterado, caracterizando infração grave, além de perturbação do sossego alheio.

Silva Neto destacou que o 11º BPM já agendou e planejou ações mais intensas para coibir esse tipo de prática, que tem causado muitos transtornos para a população ribeirinha, principalmente no horário noturno.

“Nós tínhamos intensificado esse trabalho há alguns meses, mas mudamos o foco porque a criminalidade é dinâmica. Quando atuamos em um determinado foco, resolvemos aquele problema momentaneamente, mas essa prática delituosa migra para outra modalidade de crime, e a polícia tem que se readaptar, analisar onde está esse foco para tentar se antecipar a essas práticas delituosas”, declarou.

Outro ponto abordado durante a entrevista foi a abrangência do 11º BPM, sediado em Penedo. Antes, o órgão atuava também nos municípios de São Brás, Porto Real do Colégio, Igreja Nova, Piaçabuçu, Feliz Deserto e Coruripe, mas houve uma redução de área devido a uma nova estruturação em setembro, na Polícia Militar do Estado de Alagoas.

Silva Neto explicou que, com essa reestruturação, Coruripe, incluindo o distrito de Pindorama, e o município de Feliz Deserto não fazem mais parte da área de abrangência do 11º BPM. “Houve essa reestruturação, e essas localidades deixaram de fazer parte do nosso comando. Agora, elas fazem parte da 9ª Companhia de Polícia Militar Independente, assim como a cidade de Jequiá da Praia”, complementou.

Questionado sobre a presença da Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) nas ruas, o tenente-coronel destacou que a guarnição segue trabalhando normalmente, no entanto, tem direcionado sua atuação de forma mais corriqueira em bairros críticos, com um índice de criminalidade mais elevado.

O comandante destacou também que, desde o momento em que assumiu o 11º Batalhão de Polícia Militar, buscou atuar em parceria com outras instituições que integram o sistema de Segurança Pública, buscando, principalmente, reduzir a prática de crimes contra a vida na região. “O direcionamento que nós fizemos para as áreas críticas, com muito planejamento, tem surtido efeito, e os números mostram isso”, destacou.

O comandante ressaltou também o apoio da comunidade que tem ajudado a polícia através de denúncias e informou aos ouvintes que o contato com o 11º BPM pode ser feito também através do número de telefone 82 9 9833-9365, canal para recebimento de denúncias que também funciona como WhatsApp.

Ainda durante a entrevista, o tenente-coronel Silva Neto respondeu a questionamentos dos ouvintes, falou sobre a intensificação das ações policiais nesse período de festas de fim de ano e do Bom Jesus dos Navegantes, além de abordar outros temas relacionados à Segurança Pública de Penedo e região. Clique no player e confira o áudio na íntegra!