Penedense está em um dos leitos do Real Hospital Português, em Recife
Na doação de medula óssea, a chance do paciente encontrar um doador compatível é de 1 em cada 100 mil pessoas, em média. E nos próximos dias, um penedense ajudou a salvar a vida de um paciente com leucemia. Isso porque os dois foram 100% compatíveis para o transplante.
A boa notícia, publicada no Instagram de Junior Machado, tem chamado a atenção de internautas. Segundo o alagoano, o cadastro como doador voluntário de medula óssea foi realizado no ano de 2013.
De lá pra cá várias doações de sangue, de apenas 10 ml, foram feitas, mas foi no final de 2018 que o jovem recebeu a notícia de que provavelmente iria ajudar outra pessoa. Segundo Junior, de início, quando a atendente do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) ligou, ele não acreditou.
“Eu entrei em choque porque a funcionária do instituto perguntou logo se eu era doador. A princípio pareceu uma ligação apenas para atualizar os dados cadastrais. Passou o tempo caiu no meu esquecimento. Dois meses depois recebo outra ligação do mesmo número dizendo que eu era compatível com um paciente com leucemia. Não acreditei!”.
Ainda de acordo com o penedense, uma equipe do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) veio até a cidade de Penedo coletar mais amostras de sangue e caso os exames mostrassem e que ele era 100% compatível com o paciente, os profissionais entrariam em contato com ele novamente.
Passaram cinco meses e nada de resposta. Junior chegou a pensar que a pessoa que estava precisando do transplante não teria resistido ou que os exames mostraram que ele teria alguma doença que o impedia de doar. Mas foi aí, que em maio, o telefone toca outra vez com a notícia de que os exames mostraram que o jovem era 100% compatível.
Nesta quinta (13), o penedense encontra-se em um dos leitos do Real Hospital Português, em Recife, após realizar o transplante. “Eu me cadastrei, mas nunca tinha me imaginado doando, mesmo achando isso um ato de compaixão humana. Estou em Recife, num hospital gigantesco para doar. Não conheço a pessoa, nem ela me conhece. Mas acreditar na vida é uma parada muito massa que faz a gente crescer em espiritualidade e fé”, publicou Junior Machado em sua rede social.
Faça como Junior Machado e doe sangue. Quem sabe você não será o próximo a salvar vidas?!
Veja a postagem do penedense em seu perfil no Instagram:
