País homenageado contará com estande de editoras argentinas
A cada edição, a Bienal Internacional do Livro de Alagoas elege um país para ser homenageado. Na décima realização do maior evento literário do estado, que ocorrerá de 11 a 20 de agosto, a nação escolhida está bem ao lado do Brasil: a Argentina. O critério da escolha se deve ao fato de ser um país com uma trajetória de avanços no campo democrático da educação, da cultura e dos direitos humanos.
Pensando nisso, a programação do país hermano dentro do evento deste ano busca promover um intercâmbio de conhecimentos. É que durante o evento, das 10h às 22h, o público poderá conhecer o estande da Argentina, um espaço dedicado à comercialização de livros de diferentes editoras do país, com destaque para publicações e coleções da UNR Editora, que é a editora da Universidad Nacional de Rosário (UNR), e da HyA Ediciones, editora da Faculdade de Humanidades e Artes da mesma instituição.
No período de 12 a 15 de agosto, convidados argentinos e brasileiros poderão realizar trocas de experiências durante as palestras, os lançamentos de livros e as oito mesas-redondas que fazem parte da programação. As atividades vão abordar temas como direitos humanos, diversidade cultural na América Latina e o contexto de atuação de editoras universitárias e independentes do Brasil e da Argentina, por exemplo.
Dentre os convidados argentinos, vão participar da Bienal Nicolás Manzi, diretor da UNR Editora, membro da Comissão Executiva da Rede de editoras de Universidades Nacionais (Reun) e da comissão diretiva da Câmara Argentina do Livro (CAL); Rubén Chababo, que atualmente dirige a HyA Ediciones e esteve à frente do Museu da Memória da Cidade de Rosário e do Museu Internacional para a Democracia; e Andrés Tzeiman, doutor em Ciências Sociais, mestre em estudos sociais latino-americanos e professor da Universidad de Buenos Aires (UBA).
Confira abaixo a programação da Argentina, país homenageado pela Bienal.
12 de agosto, sábado
16h – Mesa: Direitos Humanos na América Latina
Convidado: Rubén Chababo (UNR)
Mediação: Elaine Pimentel (Ufal)
Local: Sala Siriguela
19h – Mesa: Debate sobre o Estado dependente periférico (1970 e 1980), seguido de lançamento do livro Estado e economia capitalista na América Latina
Coordenação: Adriano Nascimento (Ufal)
Convidado: Andrés Tzeiman (UBA)
Local: Sala Jatiúca
13 de agosto, domingo
16h – Mesa: Editoras universitárias: cenários e perspectivas entre Brasil e Argentina
Convidados: Renildo Ribeiro (Uneal), Rubén Chababo (UNR), Nicolás Manzi (UNR)
Mediação: Ivamilson Barbalho (Ufal)
Local: Sala Siriguela
19h – Mesa: Estado e desenvolvimento no século XXI latino-americano: análises das experiências dos governos progressistas e neodesenvolvimentistas na região.
Participantes: Andrés Tzeiman (UBA) e Jones Manoel
Mediação: Adriano Nascimento
Local: Sala Jatiúca
