Rafael Medeiros

Rafael Medeiros

Formado em Letras, Direito e Comunicador pelo Sindirádio

Postado em 19/06/2017 10:59

Vereador Cidário representa Igreja Nova no 8º Encontro Brasileiro de Agentes Públicos

Assessoria
Vereador Cidário representa Igreja Nova no 8º Encontro Brasileiro de Agentes Públicos
Presidente Cidário representou Igreja Nova no evento

O Presidente da Câmara de Vereadores de Igreja Nova, Cidário Santos (PMDB), participou na última semana em Maceió, do 8º Encontro Brasileiro de Agentes Públicos. O evento que foi realizado de 09 a 12 de junho teve a capital alagoana escolhida como sede, sendo organizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Agentes Públicos (IDAP).

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo foi promover a capacitação de vereadores e assessores parlamentares, a fim de promover maior conhecimento acerca das leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA). “As Leis Orçamentárias na Gestão Municipal” foi inclusive um dos temas abordados pela palestrante Maraisa Dantas. Já o tema ‘Responsabilidade Socioambiental na Gestão Pública Municipal’, ficou sob mediação da palestrante, Crislaine Costa.

Para o presidente Cidário, o 8º Encontro Brasileiro de Agentes Públicos, possibilitou uma grande troca de conhecimento entre os vereadores e assessores, dentro apresentação de experiências diversas e soluções encontradas para os mais diversos problemas de gestão pública, identificados de formas regionalizadas.

“Foi um momento muito importante para minha carreira parlamentar. Tive orgulho de representar minha terra, levando para a mesa de debates, as soluções que temos encontrado para problemas de gestão que carece do trabalho conjunto dos poderes executivo e legislativo, algo que tem sido feito com muito respeito ao cidadão em Igreja Nova”, finalizou Cidário.

[email protected]
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 16/06/2017 14:38

Prefeita Vera Dantas garante que professores de Igreja Nova terão direitos garantidos

Cortesia - Atiliano de Deus
Prefeita Vera Dantas garante que professores de Igreja Nova terão direitos garantidos
Prefeita Vera Dantas

A prefeita Vera Dantas (PMDB), garantiu em nota emitida na manhã desta quinta-feira, 15, que os precatórios do FUNDEB serão usados de acordo com o que rege a lei, sendo contemplados todos os professores de Igreja Nova. Os recursos estão sendo creditados nos cofres do município no próximo mês de julho, mas, já é motivo de muita discussão por parte dos educadores. Confira abaixo na íntegra o comunicado da prefeita!

Prezados professores de Igreja Nova!

Venho, através desse comunicado, informar a todos vocês que, em relação aos “Precatórios do FUNDEF”, possivelmente creditados no próximo mês de julho, minha posição é cumprir o que determina a lei, mantendo o diálogo amigável, e sem necessidade de intervenção de terceiros para garantir os seus direitos.

É importante salientar que uma ação judicial neste momento, inviabiliza a utilização do recurso por ambas as partes, acarreta um custo desnecessário, e impossibilita por tempo indeterminado, a destinação final destes recursos.

Em tempo, lembro que não temos o menor interesse em prejudicar nenhum de vocês. E que, já na próxima semana, vamos marcar uma reunião com todos os professores, para debatermos o assunto.

Que Deus continue nos abençoando.

 

[email protected]
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 15/06/2017 14:51

Prefeito Djalma Beltrão anuncia realização do 'Casamento do Matuto' em Piaçabuçu

Arquivo
Prefeito Djalma Beltrão anuncia realização do 'Casamento do Matuto' em Piaçabuçu
Cavalgada conta com milhares de cavaleiros e amazonas

O Prefeito Djalma Beltrão confirmou na tarde desta quinta-feira,13, durante reunião com seu secretariado, a realização de mais uma edição do tradicional 'Casamento do Matuto', que em 2017 será realizada no dia 23 de julho. “Essa é uma tradição de Piaçabuçu, uma festa do povo e para o povo. Faço questão de realizar e manter em nosso calendário eventos”, frisou ele.

Durante a reunião que foi realizada em seu gabinete, o prefeito pediu o empenho de todos os secretários, principalmente dos gestores de cultura, turismo e eventos. Ainda durante o ncontro o chefe do executivo determinou a criação de uma comissão composta pelos secretários das três pastas administrativas para garantirem a realização do evento. Segundo Djalma, a festa que acontece a mais de três décadas, receberá um tratamento especial valorizando as tradições e abrindo portas para o moderno, atraindo as novas gerações a valorizar a cultura local. A programação será anunciada oficialmente em breve com novidadddes para o Casamento do Matuto de Piaçabuçu.

A HISTÓRIA

Em 1983 foi realizada a 1ª Edição do Casamento do Matuto, pelos amigos Genisson Capitulino, Damião Caetano (In memorian) e Lalo Calumby, que uniu a paixão por cavalos e a vontade de ter em sua cidade uma grande cavalgada. Há 34 anos saia uma cavalgada do centro de Piaçabuçu ao Potengy, retornando para a cidade com uma média de 100 cavaleiros, acompanhados por dois tratores, que em suas carrocerias levavam uma quadrilha junina que se apresentava nos locais das paradas.

Os amigos Genisson, Lalo e Damião iniciariam ali a história de uma festa que viria se tornar tradição para o povo de Piaçabuçu. Atualmente a cavalgada parte do centro da Piaçabuçu ao Penedinho, retornando para a cidade, com mais de mil cavaleiros, acompanhados de carroças, tratores, motos e carros, transformando o momento em um misto de tradição e modernidade, com shows artísticos e atraindo muitos visitantes. A festa faz parte do calendário oficial de eventos da cidade e mantem viva uma tradição de mais de três décadas.

[email protected]
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 14/06/2017 17:51

Secretário Otávio Augusto diz que solução do abastecimento de Piaçabuçu não está na mudança de nomenclatura

Rafael Medeiros
Secretário Otávio Augusto diz que solução do abastecimento de Piaçabuçu não está na mudança de nomenclatura
Secretário Otávio foi feliz em respostas direcionadas aos ouvintes

Em entrevista concedida na tarde desta quarta-feira, 14, ao programa Vida Real da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz), o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Piaçabuçu, Otávio Augusto, discorreu sobre vários assuntos relacionados ao abastecimento de água na cidade ribeirinha, assunto que tem sido alvo de muitas críticas por parte dos piaçabuçuenses.

Solidário aos conterrâneos, o engenheiro ambiental Otávio Augusto lembrou que os problemas vividos em Piaçabuçu necessitam de parcerias fortes com os governos estadual e federal, pois a salinização e o abastecimento de qualidade não deixarão de acontecer se apenas mudar de Casal para SAAE, já que a mudança de nomenclatura não mudará a captação se não houver investimentos emergenciais.

Respondendo a alguns ouvintes, Otávio deixou claro a preocupação do prefeito Djalma Beltrão (PRB), para o problema de salinização e abastecimento na cidade, corroborando com a postagem anterior de nosso blog, que informou ser uma prioridade do prefeito um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão para captação na nova adutora de abastecimento de água, além o desconto de 50% nas contas para pessoas com consumo até 10 mil litros/mês.

“O prefeito ficou surpreso ao saber do não cumprimento por parte da Casal, em relação ao acordo que garantiria o desconto, contatando de imediato o presidente da Casal, Clécio Falcão, que garantiu reemitir as contas aos usuários de Piaçabuçu, promovendo o devido reparo com a diminuição dos valores para os usuários que são contemplados dentro do acordo estabelecido entre prefeitura e Casal”, afirmou Otávio.

[email protected]
@medeiros_AL
82 99312-1531

 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 12/06/2017 10:44

Prefeito Djalma Beltrão busca solução para problemas de abastecimento em Piaçabuçu

O Prefeito Djalma Beltrão (PRB), esteve reunido na última semana com o governador Renan Filho (PMDB), a fim de buscar soluções para problemas de abastecimento na cidade e povoados, além de discutir a salinização da água em algumas comunidades, principalmente nas mais próximas da Foz do São Francisco.

Na oportunidade, Djalma que se fez acompanhado no Palácio República dos Palmares pelo Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Piaçabuçu, o jovem Otávio Augusto, apresentou o Convênio de Cooperação Mútua do Plano de Investimento CASAL/2017, onde será investido um montante de R$ 1,5 milhão para captação na nova adutora de abastecimento de agua.

Piaçabuçu sofre com o problema de salinização da água devido o avanço do mar no Rio São Francisco e diversas soluções paliativas estão sendo tomadas, mas segundo o Secretário Otávio Augusto um novo ponto de captação e a construção da adutora de abastecimento é a solução mais adequada. “Confesso que estou ansioso para acompanhar o início das obras, pois nosso povo já esperou muito tempo para chegarmos com soluções para esses problemas de salinização e abastecimento em Piaçabuçu” desabafou Djalma Beltrão.

Beneficiando o Cidadão

Recentemente o prefeito Djalma Beltrão e o Secretário Otávio Augusto, conseguiram garantir o desconto de 50% nas contas de água para pessoas com consumo até 10 mil litros/mês. A medida foi solicitada pela prefeitura à Companhia de Abastecimento de Água de Alagoas (Casal). Esse desconto se estende até o mês de julho, prazo estipulado para o fim das obras de mudança do ponto de captação de água para o abastecimento público.


[email protected]
@medeiros_AL
https://twitter.com/Medeiros_AL82 99312-1531

 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 11/06/2017 07:40

Ex-prefeito de Piaçabuçu fecha semana visitando obras com recursos garantidos em seu governo

Divulgação
Ex-prefeito de Piaçabuçu fecha semana visitando obras com recursos garantidos em seu governo
Dalmo Jr visitou obras com recursos garantidos em seu governo

O empresário Dalmo Santana Jr, ex-prefeito de Piaçabuçu, fechou a semana com agenda de trabalho totalmente voltada para a região do Baixo São Francisco. Dalmo que não esconde seu amor por Piaçabuçu, aproveitou a última semana para visitar ao lado do superintende Antonio Nelson, obras de pavimentação que estão sendo realizadas com recursos da Codevasf.

De acordo com o ex-prefeito que também continua sendo sondado para uma possível candidatura a deputado estadual pelo PSB, além das pavimentações, nos próximos meses, outras importantes obras de infraestrutura projetadas em sua gestão, serão executadas em Piaçabuçu pela Codevasf.

“Em 2009, quando assumi a administração do município, mobilizei minha equipe técnica para elaborar projetos. Durante os 08 anos, foram mais de 80 projetos elaborados, dos quais, mais de 60 foram executados e entregues à população, entre eles, projetos importantes como postos de saúde, escolas, ginásios, a pavimentação asfáltica de acesso ao Penedinho, pavimentações de vias, incentivo para implantação de fábricas, sem esquecer das ações e projetos sociais e administrativos”, lembrou Dalmo Jr.

Em agradecimento ao Superintende da Codevasf, Antonio Nelson pelo empenho na execução dos projetos, Dalmo Jr também faz questão de destacar as parcerias com o Senador Benedito de Lira e o Deputado Arthur Lira.

[email protected]
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 10/06/2017 12:22

Professores de Igreja Nova autorizam ação para bloquear recursos dos precatórios

Em assembleia realizada nesta sexta-feira, 09, no auditório Professor Josafa Leandro da Silva, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Igreja Nova, os professores do município que compareceram em sua maioria, decidiram pelo ingresso de ação judicial que determina o bloqueio de recursos em contas da Prefeitura de Igreja Nova para garantir o direito de rateio aos professores .

Por unanimidade os servidores decidiram pelo ingresso da ação judicial, para a partir do bloqueio dos recursos ser firmado um acordo para cumprimento dos 60% para os professores ativos e inativos de 98 até dezembro de 2006. O diretor de organização da CUT-AL, Isaac Jackson, sugeriu durante as discussões que dos 40%, seja reservado 10% para negociação com os professores do último concurso realizado depois de 2006. Ele lembrou também a necessidade de contemplar os servidores administrativos, a exemplo de auxiliares de serviços gerais, merendeiras, vigilantes, motoristas, entre outros que recebem dos 40% do Fundeb.

Em sua fala, o presidente Cidário Santos, informou que poderia de ofício ter assinado a procuração para autorizar o ingresso na ação através do setor jurídico, uma vez que ele é representante legal de todos os servidores públicos municipais, no entanto, Cidário optou por convocar a assembleia com os professores e demais servidores da educação, a fim de que, juntos, decidissem pelo ingresso ou não da ação que pede o bloqueio dos recursos.

“Nesse momento eu precisei ouvir os nossos servidores para que de forma coletiva houvesse a decisão para o caso em questão que é o rateio de recursos que são garantidos aos trabalhadores. Creio que cumpri com meu papel de presidente do Sindicato, zelando pela garantia dos direitos dos nossos servidores da educação”, declarou Cidário. 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 06/06/2017 11:55

Alunos especiais da rede municipal de Penedo terão acompanhamento no contraturno escolar

Assessoria
Alunos especiais da rede municipal de Penedo terão acompanhamento no contraturno escolar
Coordenadora Gleide Lima em visita a ACRESC

Parcerias estabelecidas entre a prefeitura de Penedo através da Secretaria Municipal de Educação e entidades penedenses a exemplo da ACRESC, NUDEPE e AAPPE, possibilitarão que estudantes especiais da rede pública possam ser acompanhados no contraturno escolar a partir deste mês de junho. 

De acordo com a coordenadora de educação especial, Gleide Lima, as parcerias são de grande importância para a vida escolar dos estudantes, uma vez que muitos destes precisam se adequar ao sistema educacional, mas todos eles em seu próprio tempo, o que faz com que muitas vezes acontecesse um retardo no processo ensino/aprendizagem.

Para a secretária Cintia Alves as parcerias que levam ao melhor aproveitamento escolar dos estudantes especiais da rede pública municipal devem ser priorizadas, pois, o acompanhamento no contraturno, garantirá maior rendimento e possibilidade do aluno acompanhar o ano letivo sem prejuízos.

 

[email protected]
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 02/06/2017 10:41

Prefeitura de Piaçabuçu justifica ausência de banda local na festa de Emancipação Política

Por meio de sua assessoria de comunicação a prefeitura de Piaçabuçu, emitiu nota oficial, dando conhecimento à população acerca da não da apresentação da banda Olha a Xote durante os festejos de Emancipação Política. Confira na íntegra:

A Prefeitura de Piaçabuçu pede desculpas aos Piaçabuçuenses, visitantes, e principalmente aos integrantes pela não apresentação da Banda Olhe o Xote no show de emancipação, ocorrido ontem (31), na Praça São Francisco de Borja. Os atrasos decorrentes das mudanças de banda resultaram na somatória de tempo que ultrapassou o período estabelecido pela justiça para a realização do evento. Lamentamos, pois a Banda Olhe o Xote era a atração que encerraria com chave de ouro as comemorações dos 135 anos da cidade. A prata ainda tem muito para brilhar, dentro e fora da casa, pois a banda representa a qualidade musical e o talento do povo de Piaçabuçu. Vocês enriqueceram a cerimonia cívica, na parte da manhã, cantando um “Parabéns pra você” estilizado, emocionando a todos com a homenagem.

Informamos que Olhe o Xote se apresentará no próximo evento programado para as comemorações juninas, e que dentro do planejamento do resgate cultural constam ações de incentivos às mais diversas formas de expressões artísticas de nosso povo. Aos fãs, familiares e amigos que torcem pelo sucesso dessa banda que leva o nome de Piaçabuçu por onde presenteiam o púbico com seu talento, saibam que esta instituição faz parte da torcida pelo sucesso da Olhe o Xote.


[email protected]
@medeiros_AL
82 99312-1531
facebook.com/blografaelmedeiros

Comentários comentar agora ❯

Postado em 01/06/2017 14:41

Piaçabuçu comemorou 135 anos de emancipação, mas a prata da casa não brilhou

Reprodução YouTube
Piaçabuçu comemorou 135 anos de emancipação, mas a prata da casa não brilhou
Banda que era a 'prata da casa' não se apresentou devido ao horário

Programação recheada e com muita integração das pastas administrativas. Assim foi programada a semana que antecedeu a data comemorativa aos 135 anos de Emancipação Política de Piaçabuçu. Prestação de serviços com mais alcance, lançamento de projetos, desenvolvimento de programas continuados, práticas esportivas, enfim, uma semana de brilho que ofuscou apenas no final.

Com a chegada do Dia “D”, 31 de Maio, a cidade ficou movimentada com o anúncio dos shows musicais que aconteceram na Praça São Francisco de Borja, tradicional QG da alegria em tempos de festas na cidade ribeirinha. Na programação estavam Unha Pintada, Arnaldo Neto, O Reino e a prata da casa, “Olha o Xote”. E depois de aproximadamente duas horas de atraso para o primeiro show, a ansiedade tomou conta de fãs, familiares e amigos que acompanham o trabalho da rapaziada que faz bonito e leva o nome de Piaçabuçu por onde tocam, cantam e encantam.

Terminou o primeiro show e veio a segunda atração que puxou a terceira, deixando a prata da casa sem o brilho que merecia. Poderíamos reafirmar que o brilho da prata da casa foi ofuscado, mas diante da não apresentação da banda “Olha o Xote”, só nos resta lamentar e afirmar que não há brilho para pratas escondidas e evitadas ao público. Que numa próxima ocasião sejam lembradas palavras de um passado próximo que acredito não terem sido apenas ‘palavras ao vento’.


[email protected]
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯