Giro Penedo

Giro Penedo

Postado em 23/08/2021 10:57

Guilherme Lopes supera desafios e consegue transformar a área da Saúde em Penedo

Reprodução
Guilherme Lopes supera desafios e consegue transformar a área da Saúde em Penedo
A atuação de Guilherme Lopes na gerência da pasta tem sido alvo de muitos elogios

Assumir a titularidade de uma pasta tão importante quanto à Saúde em tempos normais é um grande desafio e durante uma pandemia como essa que estamos vivendo então as dificuldades triplicam, o que exige ainda mais dedicação para oferecer uma gestão exitosa à população.

Em Penedo, graças ao trabalho desenvolvido pelo secretário municipal de Saúde, Guilherme Lopes, e toda sua equipe, a pasta tem conseguido feitos importantes, entre eles, o de humanizar a assistência para quem mais precisa, aproximando assim o serviço público do povo.

A atuação de Guilherme Lopes na gerência da pasta tem sido alvo de muitos elogios por parte da população local e também da classe política que avalia como positiva a gestão da Saúde na cidade ribeirinha, que, atualmente, conseguiu finalizar a contratação de médicos, fazendo com que todos os postos da cidade possam oferecer atendimento à comunidade.

Nesses 8 meses em que segue à frente da pasta, Guilherme Lopes conseguiu dar uma dinâmica diferente em todos os setores e isso foi fundamental para que à Saúde de Penedo se tornasse referência em Alagoas, onde, inclusive, foi um dos primeiros municípios a conseguir iniciar a vacinação de pessoas com 18 anos, ou mais.

Nesse período também foram realizados quase 10 mil exames no Centro de Diagnóstico Dr. Almir Nogueira Lopes, recorde nunca batido antes. Foram 3449 tomografias; 1711 raios-x; 1057 mamografias e 3395 ultrassonografias. Já no Laboratório Municipal de Penedo, foram feitos quase 80 mil exames esse ano.

Além da ampla oferta de análises clínicas, reforma de postos de saúde, ampliação de equipes e reforço de equipamentos, a cidade também conseguiu ser referência a nível nacional por ser o primeiro município do Brasil a utilizar o Conect SUS, uma ferramenta digital que disponibiliza o prontuário eletrônico dos usuários do Sistema Único de Saúde, tanto para o paciente quanto para o médico!

E as boas notícias na saúde não param por ai... Depois de uma avaliação criteriosa dos representantes do Ministério da Saúde pelo Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade do Centro de Especialidades Odontológicas, Penedo ficou em 3º lugar nos 21 CEOs de todo estado, e em 1º lugar nos municípios acima de 50 mil habitantes.

Outros destaques são os programas mantidos em Penedo, como “O Redenção” e o “Melhor em Casa”, bem como os lançados recentemente. Com o objetivo de aproximar ainda mais os serviços de Saúde da realidade dos povoados, o município agora conta com o “Saúde por Todo Canto”. Todos os meses, equipes visitarão uma comunidade, levando todos os equipamentos e profissionais necessários para ofertar consultas médicas, vacinação contra a covid-19, atendimento odontológico, consulta com especialistas e exames laboratoriais, entre outras ações. O primeiro povoado a ser atendido será a Ponta Mofina.

Outro programa que acaba de sair do forno é o “Acelera Saúde”, que tem o objetivo de acabar com a demanda reprimida de exames, consultas e cirurgias eletivas não realizadas antes por conta da pandemia. Que os avanços na Saúde e também em todas as outras áreas continuem acontecendo para melhorar a vida do povo ribeirinho.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Sandoval Eu tenho certeza que essse elogios são referentes a gestão Covid....Secretário vá ao Sesp e veja como tá a liberação de exames...a desculpa é o Conesul...que limita as vagas...uma vergonha....saúde é sinônimo de necessidades urgentes...Ah não venha me dizer que tem a UPA...lá só tem soro. Previna-se
  • Sandoval Exames periódicos é a melhor gestão a ser aplicada. Previna-se e certamente vc terá uma boa saúde. Secretário agilidade na liberaçao de exames. Sou da unidade Sesp.
Postado em 19/08/2021 08:24

Rafael Medeiros recebe título de cidadão honorário de Igreja Nova nesta quinta, 19

Divulgação
Rafael Medeiros recebe título de cidadão honorário de Igreja Nova nesta quinta, 19
Rafael Medeiros recebe título de cidadão honorário de Igreja Nova nesta quinta, 19

O repórter da Rádio Penedo FM, Rafael Medeiros de França, recebe nesta quinta-feira, 19 de agosto, o título de cidadão honorário de Igreja Nova, projeto que teve como autor o vereador Cidário dos Santos e foi aprovado por unanimidade pelos colegas edis.

A solenidade para entrega do título, concedido pelos relevantes serviços prestados ao município, será realizada a partir das 14 horas desta quinta-feira, 19 de agosto, no plenário Ceci Cunha, sede poder Legislativo municipal.

Durante uma de suas participações no Programa Lance Livre, Medeiros falou da alegria em receber o título e do carinho que sente pelos igrejanovenses.

“Ser agraciado com esse título é motivo de muita alegria e gratidão. Tenho um carinho enorme por Igreja Nova e por seu povo, que sempre me acolheu muito bem. Agradeço de coração aos amigos vereadores e a todos os igrejanovenses pelo título, dedicado a vocês, meus companheiros de trabalho, que através do rádio, mudam a vida das pessoas”, declarou.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 23/07/2021 08:02

Servidor público Jânio Oliveira desponta como nova liderança sindical em Penedo

Divulgação
Servidor público Jânio Oliveira desponta como nova liderança sindical em Penedo
A habilidade organizacional, poder de mobilização e gerência de Jânio Oliveira é muito singular

A eleição para a escolha do novo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo – SINDSPEM, parece que começa a tomar corpo na cidade ribeirinha com o surgimento de nomes que devem disputar o pleito previsto para acontecer no último trimestre deste ano.

Lotado no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Jânio Oliveira começa a ter seu nome cogitado para participar da disputa pelo fato de ser uma pessoa engajada na luta pela garantia dos direitos dos servidores públicos e dotada de boas ideias, que, se colocadas em prática, pode trazer inúmeros benefícios ao funcionalismo municipal.

Com quase 11 anos de dedicação ao SAAE, Jânio Oliveira é visto como uma pessoa que faz acontecer, que busca soluções imediatas e que, principalmente, veste, de fato, a camisa da empresa, o que fez com que ele já ocupasse vários cargos administrativos, despontando assim como uma nova e forte liderança.

Além disso, Jânio Oliveira, que atualmente busca se especializar na administração pública através da graduação em Gestão, conta também com uma boa articulação política e bom relacionamento com os servidores públicos, características estas imprescindíveis para quem desejar pleitear a presidência do Sindspem.

A habilidade organizacional, poder de mobilização e gerência de Jânio Oliveira é muito singular, e isso é também um ponto forte. Parece que novas lideranças tentarão dar novos rumos e trazer de volta a confiança do servidor em seu sindicato.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 09/07/2021 11:00

Câmara Municipal de Penedo dá posse ao Vereador Rogério dos Peixoto

Assessoria
Câmara Municipal de Penedo dá posse ao Vereador Rogério dos Peixoto
Parlamentar inicia seu segundo mandato agradecendo retorno ao Legislativo

A Câmara Municipal de Penedo deu posse ao Vereador Rogério dos Peixoto (Rogério José da Silva) nesta quinta-feira, 08 de Julho. Devido à pandemia de Covid-19, o ato ocorreu de forma restrita na Sala das Sessões Sabino Romariz.

“Vossa Excelência já esteve nesta Casa, foi Vice-Presidente, fez um brilhante trabalho em seu primeiro mandato e tenho certeza que o Legislativo só tem a ganhar”, disse o Presidente Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior) ao empossar o suplente do edil Manoel Messias Lima (Messias da Filó), que aceitou o convite do governo municipal para administrar a Secretaria de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola.

Todos os participantes da sessão realizada por videoconferência parabenizaram o retorno de Rogério dos Peixoto, assim como desejaram êxito para Messias da Filó no comando da pasta da Prefeitura de Penedo, cargo que ocupou durante parte do terceiro mandato do governo Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes.

“Fico muito feliz com a forma como fui recebido nesta Casa por Vossas Excelências. Tenho certeza que farei um belíssimo trabalho, junto com todos porque precisamos procurar fazer o bem para a população de Penedo, temos que trabalhar em prol disso”, afirmou Rogério dos Peixoto, agradecendo a Deus, familiares, amigos e eleitores pela oportunidade de voltar a representar o povo de Penedo no Legislativo.

Os parlamentares também se solidarizaram com o Vereador Marcelo Pereira, em seu retorno ao plenário após o falecimento do pai, vítima de Covid. O legislador agradeceu o apoio que recebeu dos demais edis, assim como de todas as pessoas.

A Câmara Municipal de Penedo também aprovou Moção de Pesar, apresentada pelo Vereador Cidoca (Alcides de Andrade Neto) para a família do ex-secretário de cultura de Penedo e ex-vereador, Ailson Maia, homem público que deixa um legado de grande valor para a cultura por sua obra musical.

Confira como foi a sessão:

Comentários comentar agora ❯

Postado em 05/07/2021 15:27

Vereador Messias da Filó volta a comandar a Secretaria de Agricultura de Penedo

Divulgação
Vereador Messias da Filó volta a comandar a Secretaria de Agricultura de Penedo
Vereador Messias da Filó volta a comandar a Secretaria de Agricultura de Penedo

O vereador Messias da Filó que durante a gestão Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes assumiu a Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola voltou a comandar a pasta o cargo de onde havia saído no final do ano passado para assumir uma vaga na Câmara Municipal de Penedo.

Durante sua passagem pela pasta, Messias conseguiu realizar diversas ações em prol do homem do campo, conquistando o respeito e a admiração daqueles que vivem na zona rural de Penedo e por muito tempo clamavam por uma maior atenção por parte do poder público.

Com seu afastamento da Câmara de Vereadores, o vereador Rogério dos Peixotos, que foi o quinto mais votado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido pelo qual Messias da Filó foi eleito, vai assumir a vaga para continuar o trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo mesmo nos últimos anos.

A nomeação de Messias, bem como a portaria de exoneração do agora ex-secretário, foi publicada na edição desta segunda-feira, 05 de julho, do Diário Oficial do Município.
 

Comentários comentar agora ❯

  • gilza silva sousa Muito bem merecido trabalhou e vai continuar trabalhando nomeação muito justa. PARABÉNS MESSIAS.
Postado em 02/07/2021 08:24

Vereadores aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022 para Penedo

Assessoria
Vereadores aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022 para Penedo
A Câmara Municipal de Penedo (CMP) realizou nesta quinta-feira, 01 de julho, mais uma reunião

A Câmara Municipal de Penedo (CMP) realizou nesta quinta-feira, 01 de julho, mais uma reunião legislativa por meio de videoconferência, formato adotado em virtude da pandemia de Covid-19.

Em ambiente on-line e com presença física na Sala das Sessões Sabino Romariz apenas dos líderes das bancadas e membros da Mesa Diretora da CMP, o trabalho que inaugura o segundo semestre legislativo de 2021 resultou na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano, conforme determina a legislação pertinente.

A matéria aprovada por unanimidade detalha o planejamento dos planos e metas do município, a ser executado pelo Poder Executivo Municipal, para o próximo ano.

Votos de Pêsames e de Recuperação

Ainda durante a reunião desta quinta, 01, o Presidente Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó) e todos os vereadores externaram votos de pesar pelo falecimento do ex-funcionário da casa legislativa e pai do edil Marcelo Pereira, Roberto Luiz Pereira, vítima de Covid-19.

Os representantes da população de Penedo na Câmara de Vereadores também demonstraram solidariedade aos colegas Denys Reis e Rodrigo Regueira por terem se recuperado da doença com 70 óbitos registrados no município até o fim do primeiro semestre deste ano.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 18/06/2021 16:53

Vereadores Roberto e Marival passam a fazer parte da base de apoio ao prefeito Ronaldo Lopes

Assessoria
Vereadores Roberto e Marival passam a fazer parte da base de apoio ao prefeito Ronaldo Lopes
A bancada passa a ser composta por 13 integrantes, dos 15 vereadores municipais

O bloco parlamentar de apoio ao Prefeito Ronaldo Lopes ganhou a adesão de mais dois vereadores penedenses. A bancada que já tem ampla maioria entre os 15 representantes do povo no Poder Legislativo Municipal passa a ser composta por 13 integrantes.

A base governista ganhou a adesão dos vereadores Roberto da Farmácia (Paulo Roberto Ferreira) e Sargento Marival (Marival Oliveira), ambos eleitos pelo Partido Progressista (PP).

Os mais novos integrantes da situação participaram de reunião com o Prefeito Ronaldo Lopes ontem (quinta-feira, 17), logo após a sessão da Câmara Municipal de Penedo que mantém os trabalhos no plenário por meio de videoconferência devido a pandemia de Covid.

O encontro foi realizado para tratar da concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto por meio de concessão, assunto debatido na manhã de ontem por Ronaldo Lopes com servidores do SAAE Penedo.

Além de Roberto da Farmácia e do Sargento Marival, também participaram da reunião os edis Messias da Filó (Manoel Messias Lima/líder do governo na casa legislativa), Marcelo Pereira, Dr. Epson Costa, Raquel Tavares, Derivan Thomaz, Bili Marques (Josué da Silva Marques), Irmão João (João Ferreira da Silva) e o presidente da Câmara Municipal de Penedo, Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior).

O parlamentar Val da Banana (Clodoval Sacramento Santos) também integra o bloco de situação, mas não acompanhou a reunião, assim como os vereadores Cidoca (Alcides de Andrade Neto) e Rodrigo Regueira. 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 30/04/2021 10:38

Presidente da Câmara de Penedo convoca Comissões Permanentes para reunião

Assessoria
Presidente da Câmara de Penedo convoca Comissões Permanentes para reunião
Presidente da Câmara Municipal de Penedo, Vereador Júnior do Tó

O Presidente da Câmara Municipal de Penedo, Vereador Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior) convocou as Comissões Parlamentares de Constituição e Justiça e de Finanças para uma reunião na próxima quarta-feira, 05 de maio.

O objetivo da agenda de trabalho interno é debater e analisar aspectos formais, com auxílio da assessoria jurídica da CMP, dos projetos de lei que ainda não tiveram os respectivos pareceres emitidos, avaliação a cargo dos três membros de cada Comissão Parlamentar.

Entre as matérias que tramitam na casa legislativa consta o projeto de ajustes na administração pública e projetos de autoria de representantes do povo de Penedo na casa legislativa.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 09/04/2021 08:12

Câmara Municipal de Penedo aprova homenagem a Alexandre Toledo

Divulgação
Câmara Municipal de Penedo aprova homenagem a Alexandre Toledo
Deputado federal e ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo recebe homenagem da CMP

O empresário e ex-prefeito de Penedo Alexandre Toledo terá seu nome identificando a avenida Beira Rio e a área de esporte e lazer da orla da cidade onde constituiu família e administrou uma indústria de açúcar e álcool e a prefeitura.

A homenagem ao político e administrador que faleceu em 30 de março, quase 60 dias após ter sido internado em função da Covid-19, foi apresentada pelo Vereador Valdinho Monteiro na Câmara Municipal de Penedo (CMP).

“É difícil perder um ente querido e não lembrar dele com emoção”, declarou Valdinho em seu pronunciamento sobre as virtudes pessoais e profissionais de Alexandre Toledo, líder que despertou no vereador o interesse pela política.

O legado de Alexandre Toledo também foi destacado por todos os parlamentares durante a sessão realizada por meio de videoconferência, modelo adotado pela CMP para manter as atividades legislativas, seguindo os protocolos sanitários em vigor.

O Presidente Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó) disse que Alexandre Toledo foi um homem íntegro e político extraordinário, figura pública que influencia comportamentos até mesmo depois de sua morte.

Júnior do Tó comentou que pessoas que lhe disseram ter adotado medidas de prevenção e passaram a acreditar na letalidade do coronavírus após a perda do ex-prefeito de Penedo, deputado federal e secretário estadual de Saúde e de Agricultura.

‘seu’ Assis

Outro logradouro público de Penedo que passa a ter nova denominação é a Praça Costa e Silva, alteração apresentada pelo Vereador Alcides de Andrade Neto (Cidoca).

Ao invés do nome do general que foi presidente do país durante o regime militar que instaurou a ditadura no Brasil, após o golpe de 1964, o espaço situado na feira livre do Centro Histórico receberá o nome do falecido comerciante Francisco Assis da Silva.

Mais conhecido como ‘seu’ Assis, o homenageado faleceu em setembro de 2020, aos 84 anos. Ele foi prefeito de Porto Real do Colégio e dedicou sua vida ao agronegócio, além de trabalhar diariamente no ponto comercial próximo da praça que receberá seu nome.

Academias

Outra matéria aprovada na Câmara Municipal de Penedo foi o Projeto de Lei nº 005/2021, de autoria da Vereadora Raquel Tavares.

O PL reconhece como essencial a prática de atividades físicas, com orientação profissional, em locais privados para a realização de exercícios físicos e também em ambientes públicos adequados.

O reconhecimento da condição de essencial para o desenvolvimento de atividades físicas está relacionado com os benefícios às pessoas durante situações de emergência sanitária, a exemplo da atual pandemia de Covid-19.

Outro projeto pautado na sessão desta quinta-feira, 09, foi a solicitação do Poder Executivo Municipal para incluir Penedo no Consórcio Público para Gestão de Energia Elétrica e Serviços Públicos (CIGIP/AL), matéria que o vereador Valdinho Monteiro pediu vista.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 26/03/2021 10:36

Vereadores debatem segurança em Penedo com Secretário Alfredo Gaspar de Mendonça

Assessoria
Vereadores debatem segurança em Penedo com Secretário Alfredo Gaspar de Mendonça
O ex-procurador geral de justiça de Alagoas compareceu ao plenário da Câmara Municipal de Penedo

O Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, esteve em Penedo nesta quinta-feira, 25, e conversou com vereadores para tratar de questões relacionadas com a pasta que voltou a comandar, em janeiro deste ano.

O ex-procurador geral de justiça de Alagoas compareceu ao plenário da Câmara Municipal de Penedo (CMP), de modo informal, onde debateu questionamentos apresentados por parlamentares penedenses.

Casa de Custódia

Um dos temas abordados foi a abertura da Casa de Custódia, estrutura pronta para uso e cujo funcionamento será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS), pasta que administra o sistema prisional.

De acordo com Alfredo Gaspar, em breve, o governo estadual entregará não só a Casa de Custódia de Penedo, mas também as estruturas das cidades de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Plantão na DRP

Outro tema abordado durante o encontro que seguiu todos os protocolos relacionados com a pandemia da Covid-19 diz foi o atendimento ao público na delegacia da Polícia Civil em Penedo.

O gestor da SSP Alagoas expôs os fatos que impedem a retomada, de imediato, dos plantões diários na 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil.

Alfredo Gaspar explicou que o Governador Renan Filho tem um projeto semelhante ao que viabiliza o serviço extra na Polícia Militar, para a Polícia Civil, iniciativa emperrada por questão superior.

A estratégia que não foi possível efetivar na Polícia Civil decorre de um decreto federal, conforme explicou Alfredo Gaspar, frisando que uma solução tratada pelo Governador Renan Filho está próxima de ser alcançada, o que significa mais um avanço para a segurança pública, não só em Penedo, mas para todo estado de Alagoas.

O gestor da SSP Alagoas recebeu sugestões dos parlamentares penedenses, destacou investimentos na SSP/AL e o seu carinho por Penedo, e ainda apresentou ideias, como a adoção de sistema de monitoramento da cidade por câmeras de vídeo e parceria entre PM e prefeitura para treinamento da Guarda Patrimonial.

Comentários comentar agora ❯