Giro Penedo

Giro Penedo

Postado em 17/05/2019 15:25

Projeto de reforma administrativa é encaminhado para Comissão de Finanças

Assessoria
Projeto de reforma administrativa é encaminhado para Comissão de Finanças

O Projeto de Lei nº 08/2019 que trata da reforma administrativa na Prefeitura de Penedo foi enviado para a emissão de parecer da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, Obras Públicas, Transporte e Agricultura do Poder Legislativo Municipal.

O encaminhamento da matéria ocorreu durante a sessão ordinária realizada nessa quinta-feira, 16 de maio, reunião iniciada com abertura da tribuna ao Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), Luís Dantas.

O representante do funcionalismo municipal justificou a paralisação de 72 horas dos servidores que reivindicam reunião com o gestor do município e reposição das perdas salariais acumuladas ao longo dos últimos anos.

Após o discurso do líder sindical, o debate na casa legislativa foi direcionado ao PL 08/2019, matéria também discutida no dia anterior entre vereadores, o prefeito Március Beltrão e assessores jurídicos da Câmara e da Prefeitura.

Considerando os pontos em desacordo com a Constituição Federal, conforme apontado no relatório emitido pela Procuradoria da Câmara Municipal de Penedo, o parecer da Comissão Permanente de Constituição e Justiça é favorável à tramitação da reforma administrativa, acrescentando alterações em artigos do Projeto de Lei.

Apesar das modificações no texto original do PL 08/2019, o parecer da Comissão de Constituição e Justiça teve voto contrário do Vereador Valdinho Monteiro, membro da referida comissão permanente.

Requerimentos

Ainda na sessão ordinária da Câmara Municipal de Penedo dessa quinta-feira, 16, foram realizados os seguintes requerimentos verbais, todos endereçados ao Poder Executivo Municipal: Limpeza da Rua Salgado Filho, travessa da Rua do Sossego (autor Vereador Macaxeira Enfermeiro): Realização de estudo para sanar problemas de alagamento no Conjunto Ouro Verde (autor Bili Marques); Envio do impacto financeiro gerado pela reforma administrativa municipal (autor Fagner Matias) e solução para o problema de falta de água no povoado Palmeira Alta (autora Raquel Tavares).

Transmissões

A Câmara Municipal de Penedo transmite todas as sessões através do Facebook ( https://www.facebook.com/camarapenedo/. Os vídeos também podem acessados no canal da CMP no You Tube ( https://www.youtube.com/channel/UCY-6KofOcupUhAQ2mgRN1Cw. 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 07/05/2019 16:35

Câmara de Penedo aprova criação da comenda Guardião das Águas do Rio São Francisco

Assessoria
Câmara de Penedo aprova criação da comenda Guardião das Águas do Rio São Francisco
Vereador Edivaldo Santos, autor do projeto que criou a honraria

Na última sessão realizada pela Câmara de Vereadores de Penedo, os parlamentares ribeirinhos aprovaram a criação da comenda Guardião das Águas do Rio São Francisco, honraria a ser concedida para pessoas publicamente reconhecidas por seu trabalho em defesa do ‘Velho Chico’.

Com a aprovação dessa comenda, o vereador Edivaldo Santos, autor do projeto que criou a honraria, irá homenagear o senhor Antônio Gomes dos Santos, o Toinho pescador, como é mais conhecido, em solenidade ainda sem data definida.

“Agora que a Comenda Guardião das Águas do São Francisco foi aprovada poderemos homenagear pessoas que contribuem com o uso racional da água, preservação e conservação dos recursos hídricos em Penedo. Abraçamos essa causa desde o ano passado e agora nos sentimos satisfeitos em ver essa justa homenagem se realizar. Agradeço aos colegas vereadores pela aprovação do projeto, de forma unânime”, declarou o parlamentar.

A entrega da honraria ao Toinho pescador é mais que merecida. Isso porque desde muito novo, o penedense se dedica a defender as causas do Velho Chico, atuação que lhe faz ser reconhecido e respeito nos mais diversos segmentos ligados a preservação do rio que é considerado como o da Integração Nacional.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 06/05/2019 16:15

Vereadores penedenses voltam com boas notícias de Brasília

Reprodução
Vereadores penedenses voltam com boas notícias de Brasília
Representantes da população penedense estiveram em Brasília durante a 18ª Marcha dos Vereadores

Representantes da população penedense estiveram em Brasília durante a 18ª Marcha dos Vereadores e voltaram com boas notícias da capital federal. Em contato com representantes da bancada alagoana no Congresso Nacional, vereadores da Câmara Municipal de Penedo (CMP) solicitaram investimentos para o município.

Por se tratar de atividade de interesse da população de Penedo, a presença dos parlamentares Rogério dos Peixoto (Vice-Presidente da CMP), Edivaldo dos Santos (2º Secretário da CMP), Bili Marques, Derivan Thomaz, Roberto da Farmácia e Raquel Tavares foi viabilizada pelo Poder Legislativo Municipal, por meio do Presidente Marcelo Pereira e com apoio dos demais edis.

Para exemplificar a importância do contato direto com políticos em Brasília e a participação no evento que destaca a relevância dos vereadores, resultados práticos como pavimentação de ruas ou a distribuição de equipamentos agrícolas já aconteceram em Penedo por conta da articulação de nossos representantes com deputados e senadores.

Feito o encaminhamento das solicitações de novos investimentos por meio de emenda parlamentar, caberá ao deputado ou senador definir o que irá incluir no orçamento de 2020.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 26/04/2019 07:36

Com afastamento de João Lucas da Câmara de Vereadores, Lenildo da Cerquinha deve assumir vaga

Divulgação
Com afastamento de João Lucas da Câmara de Vereadores, Lenildo da Cerquinha deve assumir vaga
Lenildo da Cerquinha obteve exatos 559 votos no pleito de 2016

Na noite desta quinta-feira, 25 de abril, toda a cidade de Penedo foi pega de surpresa com o anúncio feito pelo vereador e radialista João Lucas, em seu perfil no Facebook, de que estaria se afastando de suas atividades na rádio e na Câmara de Vereadores por três meses para tratar problema de saúde.

Mesmo sem esperar, ouvintes e amigos do vereador passaram a ocupar as redes sociais com mensagens de força e fé para que ele possa se restabelecer e voltar o quanto antes a desempenhar suas funções como âncora do Programa Realidade e parlamentar.

Na Câmara de Vereadores, João Lucas, que é do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), oficializará seu afastamento na próxima semana. Em seu lugar deve assumir o suplente da coligação, Lenildo Tavares dos Santos, o Lenildo da Cerquinha, que no pleito de 2016 obteve exatos 559 votos.

Lenildo tem 49 anos, é casado e trabalha como Agente de Saúde e Sanitarista na Prefeitura Municipal de Penedo.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 25/04/2019 09:18

Ao lado do vereador Fagner Matias, Ronaldo Lopes anuncia início de importante obra para o Tabuleiro dos Negros

Reprodução
Ao lado do vereador Fagner Matias, Ronaldo Lopes anuncia início de importante obra para o Tabuleiro dos Negros
Ronaldo Lopes e Fagner Matias no povoado Tabuleiro dos Negros

O prefeito em exercício de Penedo, Ronaldo Lopes, acompanhado do vereador Fagner Matias, visitou na noite desta quarta-feira, 24 de abril, o Tabuleiro dos Negros para bater um papo com a comunidade local e discutir melhorias para o povoado que precisa de uma atenção maior do poder público.

Na oportunidade, Ronaldo Lopes e o vereador Fagner Matias, que sempre tem sido uma voz ativa em defesa da comunidade na Câmara de Vereadores, receberam a reivindicação para que a quadra de esportes do povoado seja recuperada para que os desportistas possam desfrutá-la da melhor forma possível.

Ao ouvir os anseios da comunidade, Ronaldo Lopes declarou que com o apoio do vereador Fagner Matias vai procurar soluções para os problemas da comunidade e anunciou o início de uma importante obra para o povoado.

“Prometemos lutar para atender à solicitação de vocês e aproveitamos para comunicar que no início do mês de maio começaremos o calçamento da principal rua de acesso ao Tabuleiro dos Negros. A obra será executada pela Codevasf, com recursos que nós conseguimos com o então deputado federal Ronaldo Lessa”, complementou.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 16/04/2019 15:09

Prefeito de Penedo em exercício Ronaldo Lopes recebe Presidente da Câmara, Marcelo Pereira

Divulgação
Prefeito de Penedo em exercício Ronaldo Lopes recebe Presidente da Câmara, Marcelo Pereira
Líderes discutiram sobre melhorias para o município penedense

Na manhã desta terça-feira (16), o Presidente da Câmara Municipal de Penedo, Vereador Marcelo Pereira, esteve na sede da prefeitura para dar as boas vindas ao prefeito em exercício, Ronaldo Lopes.

O vice-prefeito penedense assume temporariamente o cargo de Chefe do Poder Executivo devido ao pedido de licença de Marcius Beltrão, que está em viagem ao exterior.

Marcelo Pereira e Ronaldo Lopes conversaram sobre melhorias para o município que recupera e avança em seu potencial turístico, sendo referência em saúde pública e educação, com aumento das notas do Ideb na rede municipal de ensino e presença da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto Federal de Alagoas, além de instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior.

O encontro entre os políticos penedenses foi bem amistoso e mais uma vez Marcelo Pereira colocou a Câmara Municipal à disposição para que, junto com o Poder Executivo, possa trabalhar para o desenvolvimento da população penedense.

“Quando os Poderes se unem em prol de um bem comum, todos saem ganhando. Nosso intuito é sempre de estreitar os laços da Câmara com a Prefeitura, atendendo as áreas mais necessitadas em benefício do povo” declarou Marcelo Pereira.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 14/04/2019 12:18

Ronaldo Lopes assume interinamente prefeitura de Penedo a partir desta segunda, 15

arquivo - aquiacontece.com.br
Ronaldo Lopes assume interinamente prefeitura de Penedo a partir desta segunda, 15
No comando da prefeitura, Lopes vai trabalhar para manter as obras estruturantes que estão em andamento na cidade

Em virtude da licença concedida ao prefeito Március Beltrão, o vice-prefeito Ronaldo Lopes, que é filiado ao MDB, mesmo partido do governador Renan Filho, assumirá a chefia do Executivo municipal a partir desta segunda-feira, 15 de abril.

No comando da prefeitura, Lopes vai trabalhar para manter as obras estruturantes que estão em andamento na cidade, lançar projetos e adotar medidas administrativas importantes para o desenvolvimento de Penedo.

O vice-prefeito, que começou a carreira pública em 1995, quando foi escolhido para presidir a Companhia de Habitação Popular de Alagoas (COHAB/AL), será o candidato a prefeito apoiado por Március Beltrão em 2020 e vai usar a oportunidade para mais uma vez mostrar que é capaz de continuar o trabalho desenvolvido nos últimos anos e promover as mudanças necessárias para a cidade ribeirinha crescer cada vez mais.

Vale lembrar que, além de sua passagem pela Cohab, Lopes também assumiu a função de Superintendente Executivo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Secretário de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Naturais do Estado de Alagoas (SEMARH) e diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além de deputado estadual, entre outros cargos, sem nunca ter tido seu nome associado a qualquer escândalo. 

Comentários comentar agora ❯

  • Rivaldo Pereira Espero que Ronaldo Lopes, faça algo que a zona rural seja lembrada, moro em ponta mufina e vivemos em situaçao de total abandono, sem médico, sem estradas, sem assistencia a agricultura e a pesca, até aparece que estamos na venezuela. seja bem vindo o senhor é filho do melhor ex prefeito de penedo
  • Edvaldo Esse é o futuro prefeito da nossa Penedo!
Postado em 05/04/2019 15:36

Marcelo Beltrão atende convite e participa de sessão na Câmara de Vereadores de Piaçabuçu

Assessoria
Marcelo Beltrão atende convite e participa de sessão na Câmara de Vereadores de Piaçabuçu
Estudantes e membros da sociedade civil organizada também participaram da sessão

Atendendo a um convite formulado por vereadores da cidade de Piaçabuçu, o deputado estadual Marcelo Beltrão (MDB) participou da sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 04 de abril, na sede do poder Legislativo municipal.

Na oportunidade, o parlamentar usou a tribuna para falar sobre as medidas que a Assembleia Legislativa de Alagoas, através de sua atuação política, tem adotado para combater o “golpe do diploma” e tentar amenizar os prejuízos de estudantes que foram lesados.

Além disso, Beltrão falou também sobre outros assuntos, incluindo projetos que em breve devem ser executados no município em parceria com o governador Renan Filho e o prefeito Djalma Beltrão.

Estudantes e membros da sociedade civil organizada também participaram da sessão, além dos secretários municipais de Educação, Ariqueide Castro; de Finanças, Guido Breda e de Administração, Paulinho Pinheiro.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 01/04/2019 16:15

Professores e alunos estão levando ventiladores para sala de aula, diz vereador João Lucas

Assessoria
Professores e alunos estão levando ventiladores para sala de aula, diz vereador João Lucas
Vereador João Lucas

Professores e estudantes da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto estão levando ventiladores para a sala de aula. A denúncia foi divulgada pelo Vereador João Lucas, com base em informação passada por docente da unidade de ensino reformada recentemente, mas ainda sem condicionadores de ar instalados.

Para resolver o problema, o parlamentar fez um apelo ao gestor da pasta e Vice-Governador Luciano Barbosa durante sessão realizada ontem (quinta-feira, 28). João Lucas disse ainda que conversou com o deputado Antônio Albuquerque sobre o tema e ele se prontificou em intermediar com o governador.

SMTT

O edil usou seu tempo na tribuna para agradecer o atendimento da SMTT ao requerimento que fez sobre o deslocamento de agentes de trânsito para imediações de escolas. O setor informou que, a princípio, a prioridade é para Escola Santa Luzia por ser área mais crítica e única atendida de imediato devido ao baixo efetivo.

João Lucas comentou a entrevista que fez com o prefeito Március Beltrão sobre a entrega do PSF do Conjunto São José, unidade a ser entregue em, no máximo, seis meses. Ele também comentou a informação passada pelo gestor sobre a data prevista para o concurso público, dia 7 de julho.

O parlamentar encerrou seu discurso destacando a importância do voto, citando os ‘malefícios’ da escolha para presidente do Brasil e as consequências para Penedo, onde 5 postos de saúde estão sem médico. “Jair Bolsonaro está brincando de ser presidente”, disse João Lucas, repetindo a frase do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 01/04/2019 16:14

Vereador Bili Marques elabora projeto que atende vítimas de fibromialgia

Assessoria
Vereador Bili Marques elabora projeto que atende vítimas de fibromialgia
Vereador Bili Marques

Pessoas que sofrem os males causados pela fibromialgia, uma síndrome caracterizada por dores prolongadas em diversas partes do corpo, terão prioridade nas filas de setores públicos e privados na cidade de Penedo e vaga prioritária nos estacionamentos de Penedo, condição a ser atestada por meio de adesivo no veículo.

Os benefícios constam no Projeto de Lei de autoria do Vereador Bili Marques, matéria aprovada durante a sessão realizada nessa quinta-feira, 28. A proposta aprovada por unanimidade de votos estabelece ainda o 12 de Maio como Dia do Portador de Fibromialgia, data já consagrada em nível mundial.

“Essas pessoas sentem muita dor e sobrevivem às custas de remédios muito caro”, alertou Bili Marques em seu discurso, informando que somente uma caixa dos medicamentos necessários para amenizar o sofrimento dos que têm fibromialgias – em sua maioria mulheres – custa cerca de duzentos reais.

Alcance social

O alcance social do Projeto de Lei é fundamentado nos casos já diagnosticados em Penedo, onde foi uma associação para portadores da síndrome foi criada. Bili Marques avalia que a descoberta de novos diagnósticos no município tende a crescer com a publicidade de sua ação parlamentar.

O líder do governo falou ainda sobre o Programa de Saúde da Família, frisando que o recurso enviado pelo governo federal para cada unidade era R$ 5.800,00 quando foi criado, em 1997. Vinte e dois anos depois, o valor é mesmo.

“Para cada prefeito manter um PSF, necessita, no mínimo de cinquenta mil reais e o governo atual investe um milhão no setor”, disse BilI Marques sobre o aporte de recursos por parte da gestão de Március Beltrão, além de mais trezentos mil reais por mês para o funcionamento da UPA.

Comentários comentar agora ❯

  • Cristiane Marques Descobri em 2005 que tenho a Fibromialgia. Não estou podendo fazer os tratamentos adequados. Espero que essa iniciativa em Penedo venha p cá, em São Gonçalo, RJ.
  • Iridete Maria battisti Medeiros Meu Deus sofro alguns anos tem dia que não consegue levantar não tem a onde não doi Só a força do remédio venlinfit 150mg amitripitina Zolpidem pra dormir porque se eu deitar sem remédio lateja o corpo todo só com remédio pra relachar sou aposentada ganho um salário mínimo tenho que comprar es