Giro Penedo

Giro Penedo

Postado em 24/11/2020 15:32

Vídeo: Prefeito Marcius Beltrão destaca avanços para Penedo na abertura do Circuito de Cinema

Assessoria
Vídeo: Prefeito Marcius Beltrão destaca avanços para Penedo na abertura do Circuito de Cinema
Prefeito Marcius Beltrão

A primeira noite da 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema ganhou mais de um marco histórico para a cidade. Além de reabrir o Cine São Francisco, local que funcionará como Centro de Convenções, a solenidade de abertura do festival registrou a assinatura da obra de construção da sede própria da Ufal no município.

Tanto a recuperação do cineteatro, quanto a instalação da Universidade Federal de Alagoas no município polo do Baixo São Francisco foram viabilizadas pelo governo Marcius Beltrão/Ronaldo na Prefeitura de Penedo, junto com o Iphan Alagoas e os governos estadual e federal, com apoio de parlamentares alagoanos.

Parcerias

As parcerias foram destacadas pelo Prefeito Marcius Beltrão em seu pronunciamento. Dirigindo-se ao reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, o gestor penedense destacou o apoio de Vinícius Lages, atual diretor do Sebrae Alagoas. “No ano de 2013, Vinícius era Ministro de Turismo e, com apoio político do senador Renan Calheiros, financiou essa obra na ordem de cinco milhões de reais”.

Marcius comentou que um problema estrutural descoberto durante a reforma do cinema inaugurado em 1959 – à época, o mais moderno do Nordeste –, levou ao uso do recurso que seria utilizado para a compra das 900 poltronas do local.

“Procuramos o governador e solicitamos dele a compra das cadeiras que são caríssimas, algo em torno de R$ 1.500,00 por unidade, e o governador, com o carinho que tem pela cidade de Penedo, atendeu”, disse o prefeito sobre a aquisição em processo de licitação.

Cine Penedo

Marcius Beltrão também comentou o sobre o Cine Penedo e o projeto elaborado por sua administração enviado ao BNDES, órgão que financiará a conclusão do centro produtor de audiovisual da Ufal, espaço que já tem salas de aula prontas.

“Eu conversava com Tonholo e ele falava que é muito importante instalar neste município o curso de Cinema e oferecer isso à sociedade brasileira. Valorizar a cultura, a arte, o cinema, o folclore, é obrigação de cada um de nós porque todas essas atividades são instrumento sociais de igualdade”, afirmou o Prefeito de Penedo.

Marcius Beltrão destacou ainda o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), entidade que também patrocina o Circuito desde sua primeira edição e que já garantiu recursos para o evento acontecer em 2021, segundo informou o vice-presidente do comitê, Maciel Oliveira, durante a solenidade.

“Ninguém faz nada sozinho. Quando a gente busca parceiros comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da população, que querem realmente fazer a diferença, a gente consegue chegar lá”, salientou o gestor que está próximo de concluir seu terceiro mandato, antes do ato que formalizou o contrato para construção da sede própria da Ufal em Penedo.

Orçada em cerca de quatro milhões de reais, a obra já tem recurso empenhado e depositado na conta da empresa Pimentel Engenharia, segundo divulgou o reitor da instituição que lançou, em Penedo, a campanha que comemora 60 anos de fundação da Ufal com mais uma importante conquista, especialmente para a população de toda a região do Baixo São Francisco alagoano e sergipano.

Veja o vídeo:

Comentários comentar agora ❯

Postado em 14/11/2020 11:56

Ivana Toledo perde mais uma ação na justiça

Divulgação
Ivana Toledo perde mais uma ação na justiça
A chapa entrou com pedido de direito de resposta na justiça eleitoral, negado por falta de justificativa legal

A candidata Ivana Toledo perdeu mais uma ação na justiça, às vésperas do pleito eleitoral que acontece neste domingo, 15. Ela é o nome do Partido Progressistas (PP) que concorre para governar Penedo, ao lado do empresário José Carlos Silva Santos, também conhecido como Carlos da Educação ou Carlos do Diploma.

A chapa entrou com pedido de direito de resposta na justiça eleitoral, negado por falta de justificativa legal. A ação desprovida de amparo, na forma da lei, pretendia obter espaço no Instagram oficial do candidato Ronaldo Lopes.

A postagem trata-se um vídeo no qual o candidato com 35 anos de vida pública e sem um processo sequer em sua biografia informa a natureza dos crimes cometidos pela ex-secretária de assistência social e seu marido, o ex-prefeito Alexandre Toledo.

Confira o que Ronaldo Lopes disse no vídeo que alerta o povo penedense

"Ivana Toledo é esposa do ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo, que foi condenado por improbidade administrativa. Ficou provado na justiça que o casal desviou mais de duzentos mil reais dos cofres do município. Dinheiro esse que deveria ser destinado a melhorar a vida dos penedenses. Com a condenação, Alexandre Toledo ficou inelegível até 2028. E a esposa, Ivana Toledo, foi a escolhida para disputar as eleições em 2020. Não é essa velha política que Penedo quer."

Considerando que o direito de resposta na propaganda eleitoral é assegurado “a quem tenha sido atingido, seja ele candidato, partido ou coligação, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica”, o juiz eleitoral Dr. Claudemiro Avelino de Souza indeferiu o pedido, assim como a solicitação da chapa Ivana/Carlos para exclusão do conteúdo.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 06/11/2020 09:48

Ernande Pinheiro faz indicação para pavimentação do Loteamento Jardim São Francisco

Assessoria
Ernande Pinheiro faz indicação para pavimentação do Loteamento Jardim São Francisco
Ernande Pinheiro faz indicação para pavimentação do Loteamento Jardim São Francisco

O Vereador Ernande Pinheiro fez indicação para que o governo estadual inclua o Loteamento Jardim São Francisco no Pró-Estrada, programa de pavimentação de rua em execução na cidade e temporariamente suspeito por decisão judicial, melhorando assim a mobilidade na via pública situada ao lado do supermercado Todo Dia.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 23/10/2020 17:35

João Lucas prova inocência e mostra que Ivana Toledo é condenada por desvio de recursos

Reprodução
João Lucas prova inocência e mostra que Ivana Toledo é condenada por desvio de recursos
João Lucas provou que não há sequer processo aberto contra ele

O candidato a vice-prefeito de Penedo pelo MDB, o radialista João Lucas, provou sua inocência sobre suposto crime de violência contra a mulher. A acusação feita por Ivana Toledo durante um comício em Penedo foi desmentida nesta sexta-feira, 23.

Com documento emitido pela justiça alagoana, João Lucas provou que não há sequer processo aberto contra ele. Já Ivana Toledo é condenada por improbidade administrativa, assim como seu marido e ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo, conforme a sentença do processo nº 0000863-31.2007.8.02.0049.

Ataques pessoais

O casal que tenta retomar o comanda da Prefeitura de Penedo, apesar da suspensão dos direitos políticos – conforme consta na sentença acima mencionada – partiu para ataques e insinuações pessoais contra João Lucas.

“Eu nunca fiz nada do que estão dizendo, tenho a consciência limpa, mas me incomodo por minha mãe, minhas filhas e minha atual esposa que está grávida”, explicou o candidato a vice-prefeito durante live transmitida na manhã de hoje em seu perfil no Instagram.

Desespero

Para João Lucas, os ataques contra ele são prova do ‘desespero’ gerado pela iminente derrota do casal condenado a ressarcir os cofres da Prefeitura de Penedo e pagar multa pelo dano causado ao erário. Durante a gestão de Alexandre Toledo, Ivana foi secretária de Assistência Social, onde desviou recursos, inclusive com uso de ‘notas frias’.

“O conjunto probatório dos autos é vasto e torna possível concluir que os réus fizeram doações ilegais de dinheiro público, adquiriram bens sem licitação, superfaturados e por meio de notas "frias”, cada um em sua área de atuação e competência”, descreve o Juiz de Direito Claudemiro Avelino de Souza em trecho do processo.

Ficha-suja

Ainda durante a live, o radialista e vereador recordista em votos na história recente de Penedo analisou o comportamento da candidata. “Quem conhece Ivana sabe que ela não aceita críticas, ela se sente intocável”, descreveu, revelando surpresa com o baixo nível da campanha que tem o casal ficha-suja à frente.

“Você é tão despreparada que não se deu nem ao trabalho de pesquisar se eu sou acusado por Maria da Penha”, disse João Lucas, agradecendo o apoio que ele e Ronaldo Lopes recebem do povo de Penedo, informando que não responderá mais aos ataques pessoais dos adversários e lembrando ainda que, se Alexandre Toledo tivesse algum respeito pelo povo de Penedo, pagaria o que deve aos funcionários e fornecedores da indústria de açúcar e álcool que administra.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 16/10/2020 16:32

Renan Filho visita Penedo neste sábado, 17, para reafirmar apoio a Ronaldo Lopes

Assessoria
Renan Filho visita Penedo neste sábado, 17, para reafirmar apoio a Ronaldo Lopes
Renan Filho estará em Penedo para mais uma vez declarar apoio a Ronaldo Lopes e João Lucas

O governador Renan Filho participa neste sábado, 17 de outubro, em Penedo, de uma caminhada que será realizada pela coligação “Penedo Daqui Pra Frente”, que apresenta os nomes de Ronaldo Lopes e João Lucas como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

Ao lado dos candidatos a vereadores e do povo, Renan Filho estará em Penedo para mais uma vez declarar apoio a Ronaldo Lopes, candidato que o governador atesta como o mais preparado para administrar Penedo a partir de 2021.

A concentração do evento será às 16 horas na Praça São Judas Tadeu. Em seguida, a multidão seguirá em direção ao Gabriel, no bairro de Santa Luzia, local onde os candidatos da coligação apresentarão suas propostas para Penedo.

Devido a pandemia do novo coronavírus, é importante que os participantes usem máscara facial, carreguem consigo um frasquinho de álcool em gel para higienização das mãos e mantenham o distanciamento necessário de um para o outro.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 04/10/2020 20:11

Derivan Tomaz desmente Fake News sobre perda de prazo de filiação partidária

Reprodução
Derivan Tomaz desmente Fake News sobre perda de prazo de filiação partidária
Derivan Tomaz é vereador por Penedo e candidato a reeleição pelo PRB

Na manhã deste domingo, 4 de outubro, imagens com documentos e possíveis Fake News contra vereador por Penedo e candidato a reeleição pelo PRB, Derivan Tomaz, começaram a circular nas redes sociais.

Na imagem, postada em um perfil de política do Instagram, constava que o edil penedense teria perdido o prazo de filiação partidária, e por esse motivo estaria impossibilitado de disputar às eleições municipais dnste ano.

Horas após a postagem, o vereador relatou, em seu perfil, que “às informações não procedem e são mentirosas”, sendo mais uma onda de fake News, que é mais disseminada nos períodos das eleições.

Segundo Derivan, a filiação foi feita dentro do período. “A candidatura está mantida. Já foi feita a solicitação da regularização ou mesmo ratificação no registro do TSE e até a próxima semana já estará tudo normalmente”, concluiu.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 03/10/2020 10:22

João Lucas requer iluminação para o ‘Areal’

Assessoria
João Lucas requer iluminação para o ‘Areal’
João Lucas requer iluminação para o ‘Areal’

O Vereador João Lucas requer da Secretaria Municipal de Serviços Públicos a instalação de mais “um ou dois bicos de luz” na comunidade conhecida como Areal. O pleito da comunidade foi apresentado pelo parlamentar durante a sessão de quinta-feira, 01 de outubro.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 27/09/2020 11:34

“Ronaldo Lopes é um gigante na reconstrução de Penedo”, afirma Maurício Quintella

Rede social
“Ronaldo Lopes é um gigante na reconstrução de Penedo”, afirma Maurício Quintella
Maurício Quintella ao lado de Ronaldo Lopes e do governador Renan Filho

O ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, esteve em Penedo na última semana para participar, ao lado do governador Renan Filho e de outras autoridades, da solenidade de assinatura da ordem de serviço do Programa Pró-estrada, que levará pavimentação asfáltica para 09 quilômetros de vias urbanas de quatro bairros da cidade.

Após a solenidade, Quintella, que atualmente exerce o cargo de secretário de Infraestrutura de Alagoas, sendo um forte parceiro de Penedo, foi visitar ao lado da comitiva estadual e também do prefeito Március Beltrão, o andamento de importantes obras estruturantes que estão em fase de conclusão na cidade ribeirinha.

Em suas redes sociais, Quintella comentou sua passagem por Penedo e rendeu elogios ao município ao declarar que a cidade “continua linda e bem cuidada”. Além disso, o ex-ministro também elogiou a atuação do vice-prefeito Ronaldo Lopes, a quem chamou de "gigante na reconstrução da cidade".

Confira o que disse Quintella:

Comentários comentar agora ❯

Postado em 22/09/2020 08:31

É preciso regulamentar as candidaturas coletivas

O fenômeno da candidatura coletiva para disputa de vaga proporcional (vereador, dep. estadual, distrital e federal) será uma das grandes curiosidades das eleições municipais deste ano em virtude do número expressivo de registros de candidaturas neste formato perante a Justiça Eleitoral. Entretanto, não é a primeira vez que este método é utilizado nas eleições. Inclusive, há registros que no pleito realizado em 2016 algumas foram vitoriosas na busca por uma das vagas nas câmaras municipais. 

Cumpre destacar que a candidatura coletiva consiste em um grupo que faz campanha em conjunto e, caso eleito, exercerá o mandato coletivamente. Todavia, na urna aparece apenas o nome de um componente que gozará das prerrogativas de mandatário eleito pelo voto popular. Por exemplo, quatro pessoas se reúnem em uma frente com determinado nome e coloca à disposição o nome de alguém do grupo para disputar as eleições proporcionais. Em caso de vitória, o comum é que as decisões sejam deliberadas através do grupo e que os demais componentes preencham os cargos essenciais (chefia de gabinete, secretaria parlamentar, etc).

Ocorre que não há legislação específica que regulamente determinada possibilidade. Sendo assim, alguns questionamentos precisam ser realizados. Em primeiro lugar, é preciso recordar que todo mandato é coletivo e, além disso, pertence aos partidos políticos. Não é preciso um “novo formato” para efetivar a participação de outras pessoas. Adiante, são incontáveis os exemplos de formas de participação coletiva na atuação legislativa, como nos casos dos mandatos móveis que alguns parlamentares escutam as demandas das populações em seus bairros, bem como a utilização constante de enquetes nas redes sociais para interagir com a base eleitoral nos temas relevantes.

Contudo, o principal problema é a possibilidade de burla à legislação. Neste sentido, apesar do esforço hercúleo da Lei Complementar 64/90 em apresentar prazos de desincompatibilização a fim de garantir igualdade no pleito eleitoral entre o cidadão comum e o agente público, a candidatura coletiva poderá driblar por ausência de regras específicas.

Por exemplo, quatro secretários municipais de determinado município (A, B, C e D) decidem construir uma candidatura coletiva para disputar uma vaga na câmara de vereadores. Ocorre que, apenas C desincompatibiliza da função de secretário, visto que este será o representante nas urnas e gozará das prerrogativas de vereador enquanto os demais permanecem exercendo as atividades e aparecendo nos materiais de campanha.

Portanto, o instituto, apesar de moderno e bravamente aceito por pessoas e partidos do campo progressista, possibilita inúmeras oportunidades contrárias à legislação. Logo, o poder legislativo precisa urgentemente regulamentar esta matéria para cessar os devaneios que por ventura possam aparecer atrelados ao instrumento da candidatura coletiva.

Por Arthur Lira*

*Arthur Lira é advogado e membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/AL

Comentários comentar agora ❯

Postado em 18/09/2020 10:19

“Antes de querer administrar uma cidade é preciso estudar”, declara Március Beltrão

arquivo
“Antes de querer administrar uma cidade é preciso estudar”, declara Március Beltrão
Na oportunidade, Beltrão ainda defendeu o evento e disse esperar que o próximo prefeito continue fazendo a festa

Durante um encontro recente com um grupo de pessoas, a candidata do PP ao cargo de prefeita de Penedo declarou que entre suas principais propostas para o caso de ser eleita está a de reduzir a festa de Bom Jesus dos Navegantes que, segundo ela, tem sido paga com dinheiro da Saúde e da Educação. Clique no player e confira!

Durante a convenção do MDB, PDT, PC do B, PV e PT, na última terça-feira, 15 de setembro, o prefeito Március Beltrão, responsável por transformar a festa no maior evento popular do estado de Alagoas, mandou um recado bem direto a candidata.

“Antes de querer ser prefeita é preciso estudar. A verba da Saúde e da Educação é carimbada, não foi e nem pode ser utilizada para outros fins. É melhor se informar direitinho, estudar, para não falar besteira. Se quiser eu posso dar um curso”, declarou o prefeito que em dezembro encerra seu terceiro mandato.

Na oportunidade, Beltrão ainda defendeu o evento e disse esperar que o próximo prefeito continue fazendo a festa nos mesmos moldes ou ainda maior, pois ela fomenta fortemente a economia local, gerando emprego e renda para os ribeirinhos.

“Espero que o próximo prefeito continue fazendo a festa, pois quem ganha é o nosso povo. Lanchonetes, restaurantes, farmácias, bares e similares vendem tudo, acabam com seus estoques. Os meios de hospedagem ficam lotados. Os táxis e mototáxi não param, circulam o tempo todo nos dias da festa, entre outros benefícios. Não é à toa que a festa de Bom Jesus de Penedo hoje faz parte do calendário de eventos do estado”, complementou Beltrão.

Comentários comentar agora ❯