Giro Penedo

Giro Penedo

Postado em 08/11/2019 16:42

Mais de 130 novas empresas foram registradas em Penedo em 2019

Assessoria
Mais de 130 novas empresas foram registradas em Penedo em 2019
Dados foram apresentados para vereadores pelo Secretário Pedro Soares

O setor de comércio e serviços na cidade de Penedo registrou 135 novas empresas em 2019. O número foi divulgado por Pedro Soares, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), durante audiência na Câmara de Vereadores realizada nessa quinta-feira, 07.

O gestor da pasta destacou outros indicadores positivos relacionados ao setor de comércio e serviços, entre eles a maior quantidade de empregos formais registrados no município, segundo dados oficiais do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e a assistência oferecida na Sala do Empreendedor, local que funciona em parceria com o Sebrae, onde são realizados, em média, 350 atendimentos por mês.

A orientação especializada acontece ainda por meio de programa regular de capacitação, também desenvolvido em parceria com entidades do Sistema S, trabalho que atendeu mais de 1.700 pessoas em 2018.

Na área de indústria, Pedro Soares destacou a desapropriação do terreno para o Distrito Industrial, área dividida em 29 lotes com uma empresa instalada, outras com terreno adquirido e as demais com carta de intenção em análise ou negociação. Leis de incentivo fiscal e locacional, já devidamente regulamentadas para atrair investidores, também são parte das ações desenvolvidas na gestão Terra do Desenvolvimento e da Cultura.

Turismo

O gestor da Sedetur expôs o trabalho para a área que atualmente conta com 16 meios de hospedagem (hotéis e pousadas), equipamentos que ofertam 351 apartamentos e 751 leitos. “Temos mais três novos investimentos em Penedo que irão ampliar a oferta em mais 200 novos leitos”, informou Pedro Soares.

Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias, food trucks e lanchonetes totalizam 54 estabelecimentos do ramo. Se todos esses locais estivessem com sua capacidade máxima de público reunida ao mesmo tempo, considerando assentos, teríamos 3.500 pessoas consumindo em pontos de encontro e diversão da cidade histórica.

“Nós somos o primeiro município do interior de Alagoas a preparar e apresentar seu Plano Municipal de Turismo”, afirmou o Secretário Pedro Soares ao falar sobre as atribuições da Sedetur, relatando ainda as principais ações do governo Március Beltrão/Ronaldo Lopes para o turismo.

Ele destacou a requalificação do Centro Histórico; reurbanização da orla ribeirinha, com destaque para os investimentos no Barro Vermelho; reabertura do Mercado Público Municipal; inclusão de novos eventos no calendário anual; ordenamento do comércio ambulantes e do uso de espaços públicos; sinalização turística da cidade; e principalmente ações de gestão.

“O trabalho para se fomentar uma economia começa dessa forma, sólido e evoluindo aos poucos, porque a parte institucional está feita, quem vai gerar emprego e renda é a iniciativa privada. Estamos tentando atrair investidores para se instalar em uma cidade organizada, com arcabouço legal de incentivos”, declarou o secretário que esclareceu diversos assuntos relacionados à pasta, respondendo questionamento dos vereadores por mais de duas horas. 

Comentários comentar agora ❯