Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 18/01/2022 11:02

Doe sangue, salve vidas!

Rotaract Clube de Penedo
Doe sangue, salve vidas!
A doação é um gesto nobre que pode salvar milhares de vidas.

A campanha da doação de sangue é um gesto de amor ao próximo, favorecendo sempre aquele que por um momento difícil necessita. A doação só é possível graças à disponibilidade de pessoas que queiram ajudar outras pessoas. Por isso, é preciso contar com a solidariedade da população para manter em níveis adequados os estoques de sangue nos Hemocentros. Esses hemocentros são responsáveis pela viabilização da doação de sangue de cada cidadão, assim como pelo armazenamento e distribuição para os Hospitais que necessitam.

Como sabemos a doação de sangue é uma atitude muito importante que pode salvar vidas, apenas disso, apenas 1,6% da população brasileira doa sangue. Ou seja, 16 doadores a cada mil brasileiros. Esse dado informado é insatisfatório para Organização das Nações Unidas (ONU), pois para a mesma o ideal está entre 3% e 5%. Foi pensando nessa necessidade que o Rotaract Clube de Penedo e Rotary Clube de Penedo em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, unem forças para a Campanha de Doação de Sangue que se realizará nesta próxima quinta-feira (20), na área externa desta Instituição.

Quem pode doar? Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos que estejam pesando mais de 50kg, gozando de uma boa saúde física e psicomental. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal. No dia da doação, o doador precisa estar bem descansado, bem alimentado e hidratado, sendo necessário levar documento com foto, e passar por todo processo de triagem. O horário será das 09 horas até às 15h da tarde, lembrando que será respeitado e seguido todos os protocolos de segurança e medidas de combate a pandemia, fornecidas pelo Ministério da Saúde. Doe sangue, salve vidas!

 


 

Comentários comentar agora ❯