Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 09/06/2021 09:41

Hacker expõe 8,4 bilhões de senhas na internet, o vazamento é o maior da história

Google
Hacker expõe 8,4 bilhões de senhas na internet, o vazamento é o maior da história
A recomendação é trocar as senhas já cadastradas em sites abertos.

O maior vazamento de dados da história foi constatado com o portal especializado em segurança cibernética internacional, Cybernews. Cerca de 8,4 bilhões de senhas foram expostas em um vazamento recorde na internet, são chaves que estão listadas em um arquivo de texto de 100 gigabytes que foi publicado por um usuário em um fórum online, com o nome de “ RockYou2021”, sendo uma possível menção ao mega vazamento de 2009 que extraiu 32 milhões de senhas das redes sociais.

Todas as senhas que foram expostas, têm de seis caracteres a 20 caracteres, estão sem espaços e não usam caracteres ASCII. O arquivo contém mais de 82 bilhões de senhas, mas após checagem feita pelo sistema Cybernews chegou a quantidade menor de exatas 8.459.060.239 combinações diferentes. Esse total é alto, superando em quase duas vezes o total de usuários de internet estimados hoje no mundo, que são de 4,7 bilhões de pessoas.

A recomendação é trocar as senhas cadastradas em portais e aplicativos, em especial as repetidas, quanto mais complexa for a senha melhor. Usar mecanismos que exigem a autenticação em duas etapas na hora do login, pode ajudar a contribuir para uma melhor segurança dos seus dados cibernéticos. Caso ocorra de receber mensagem estranha ou e-mail solicitando verificação, tenha cuidado antes de prosseguir, peça ajuda, verifique se o fato é necessário antes de prosseguir. Proteja-se!
 

Comentários comentar agora ❯