28 Maio 2022 - 14:35

Forró Caju 2022: Prefeitura capacita vendedores ambulantes para o evento Serviços Urbanos

Felipe Goettenauer
A iniciativa foi aproveitada por diversos vendedores que se preparam para comercializar durante o evento

Nesta sexta-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju finalizou mais uma turma do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, promovido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Escola do Legislativo (Elese). A iniciativa que oferece a capacitação de acordo com as normas de higienização e segurança alimentar, foi aproveitada por diversos vendedores, sobretudo aqueles que se preparam para comercializar durante os seis dias do Forró Caju.

É o caso de dona Martinha da Conceição, que comemorou ao adquirir o certificado, que é um dos critérios da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para o preenchimento das vagas para quem vai vender bebidas e comidas na área interna do evento.

“Trabalho com a venda de acarajé há muito anos, então pra mim é sempre bom cursos como esse, pois consigo me atualizar sobre a maneira correta do preparo para oferecer um bom produto aos meus clientes. Vou fazer a minha inscrição na Emsurb e estou bem confiante”, destacou.

O funcionário público Cosme Vasconcelos dos Santos, que já tinha feito o curso em anos anteriores, relatou que a atividade proporciona mais segurança às pessoas que estão retornando ao mercado de festas, principalmente durante o período junino.

“Esse curso é muito importante. Passamos dois anos parados e este ano, com a volta do Forró Caju, não poderia perder essa oportunidade que vai me ajudar a ganhar uma renda extra nos festejos”, disse ele, que vai se inscrever para a modalidade diversos.

“Costumo vender doces em muitos eventos. Por isso, vim logo fazer o curso que nos ensina a manusear os alimentos para tentar uma das vagas no Forró Caju, que é o maior evento junino da cidade. Passamos dois anos sem festas e não poderia perder essa chance”, informou o vendedor de doces artesanais, Luís Carlos Santos.

“Depois da pandemia e o retorno das festas, surgiu a necessidade de realizar essa preparação com os vendedores ambulantes. Essa já é a quarta turma formada principalmente por pessoas que irão participar do sorteio da Emsurb, já que a apresentação do certificado é obrigatória”, esclareceu a assistente da diretoria de Formação Profissional da Fundat, Eryca Gonçalves Feitosa.

A nutricionista e mestre em Alimentos Ulhiana Menezes Barbosa ressaltou a importância da capacitação para os vendedores ambulantes. “Através desse curso fornecemos o conhecimento necessário com relação a manipulação de alimentos, para aquelas pessoas que possuem menos acesso a esse tipo de informação. É por isso que a capacitação abrange temáticas variadas, desde a manipulação, higiene pessoal, armazenamento, até a entrega final do produto. Assim, durante os festejos eles conseguem dispor para a comunidade um alimento de qualidade”.

Comércio Ambulante

De acordo com a Diretoria de Abastecimento e Espaços Públicos da Emsurb (Direpa), os interessados em comercializar no Forró Caju devem realizar o cadastro de 6 a 9 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

“Eles devem se dirigir à sede da Direpa, no Parque da Sementeira, munidos de documento de identidade (RG) e comprovante de residência com endereço da cidade de Aracaju. Não será aceito comprovante de outro município. Já o sorteio eletrônico será aberto ao público e realizado no dia 10 de junho, a partir das 9h, também no parque”, detalhou o diretor de Abastecimento e Espaços Públicos, Bira Rabelo.

Vale ressaltar que os ambulantes contemplados devem apresentar o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. "Os sorteados que não apresentarem o referido certificado perderão a oportunidade de trabalhar no evento”, concluiu o diretor. 

por Agência Aracaju

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.