27 Julho 2021 - 09:03

Secretaria de Saúde orienta municípios sobre a importância do registro adequado de vacina

Ascom/ SES
Vacinação contra Covid-19

O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Marco Aurélio Góes, tem orientado os municípios sergipanos sobre a importância do preenchimento correto e adequado do registro das pessoas que estão sendo imunizadas contra a Covid-19. Segundo ele, em geral é o que tem acontecido, mas pontualmente ocorreram falhas que comprometeram a qualidade da informação.

O registro adequado, conforme atesta Marco Aurélio, precisa contar nome e CPF ou cartão do SUS corretos da pessoa a ser imunizada, bem como as informações sobre a vacina, ou seja, marca, lotes, dose, aprazamento para a segunda aplicação. “Toda essa atenção é necessária para que tenhamos qualidade nessas informações e que elas sejam digitadas o mais rapidamente possível para que não haja duplicidades de registro, como já identificamos”, reforçou o diretor.

O caso identificado ocorreu em um município, quando uma pessoa foi se vacinar e o sistema indicou que ela estaria vacinada. O equívoco foi provocado por um erro de digitação, segundo informou Marco Aurélio , enfatizando a importância da atenção com o registro. “Informar corretamente sobre os lotes e as datas da vacinação também é importante para se evitar situações equivocadas como a que vimos há algumas semanas, com o relato de que algumas pessoas teriam utilizado doses vencidas. E isso não ocorreu. Foi um registro inadequado”, disse.

Outro ponto que tem sido abordado com os municípios é a agilidade e a oportunidade do registro, de modo que a informação chegue rapidamente ao sistema nacional, onde são computados e compilados os dados sobre a vacinação.

Para obter o cenário sobre a vacinação em tempo real, a Secretaria de Estado da Saúde pactuou com os municípios o envio diário para um sistema estadual das informações sobre número de doses aplicadas para cada categoria e faixa etária no dia. O acompanhamento da campanha de vacinação está disponível no site www.sergipecontraocoronavirus.net.br.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯