27 Maio 2021 - 22:48

Secretaria de Estado da Saúde incentiva cuidados com a tireoide

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Doenças Crônicas, faz um chamado à população sergipana para o cuidado com a tireoide, glândula localizada na parte anterior do pescoço, cuja função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo. Atua, também, no crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, no peso, na memória, na regulação do ciclo menstrual, fertilidade, concentração, no controle emocional e no humor.

Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 60% da população do país tem, em algum momento da vida, seja na infância, adolescência ou na fase adulta, nódulo na tireoide. No entanto, isso não significa que sejam malignos. Na verdade, somente 5% deles são cancerosos, como enfatiza a gerente de Doenças Crônicas da SES, Lia Marina Silva Almeida.

“Quando o nódulo é identificado pelo endocrinologista, é solicitado uma série de exames complementares para que se confirme ou se descarte a presença do câncer”, salientou a gerente, informando que existem outras doenças que envolvem a tireoide, a exemplo do hipotireoidismo (condição na qual a glândula tireoide não produz a quantidade suficiente de hormônio) e do hipertireoidismo (produção em excesso do hormônio tiroxina), que são as mais comuns. Mas há ainda o bócio (aumento da glândula) e a tireoidite, uma inflamação que pode ocorrer por diversas causas, como uma infecção viral ou intoxicação por medicamentos.

As doenças da tireóide apresentam diversos sintomas, entre eles estão: desconforto na garganta e pescoço, dificuldade de concentração, queda de cabelo, pele ressecada, sonolência, aumento ou perda de peso, dores musculares, prisão de ventre, alteração de humor, palpitações, alteração no ciclo menstrual, às vezes uma hipertensão arterial, fraqueza muscular, nervosismo exacerbado e até mesmo febre e calafrios quando se trata da tireoidite.

Tratamento no SUS

A Atenção Primária é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) para o paciente com doenças da tireóide. “É um local privilegiado de gestão do cuidado do usuário, que cumpre um papel estratégico nas redes de atenção, servindo como base para o ordenamento e efetivo tratamento integral. Por isso, é fundamental que a Atenção Primária à Saúde tenha uma alta resolutividade”, considerou a gerente de Doenças Crônicas.

Foi reforçada, também, importância da boa articulação da Atenção Primária com os demais pontos da rede de saúde, uma vez que a maioria dos pacientes com problemas na tireoide precisa ser encaminhada para a Atenção Especializada. “Os gestores, tanto estadual quanto municipais, têm as suas competências e pactuações, então essa rede assistencial deve ser bem estruturada, os serviços referenciais bem definidos, e deve-se também estabelecer o fluxo para o atendimento aos indivíduos com as doenças da tireoide”, completou.  

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯