26 Setembro 2020 - 20:53

Vice-governadora participa de encontro virtual do projeto Atheneu ONU Mulheres

Dando continuidade a agenda de encontros virtuais realizados para promover e potencializar um debate qualificado em torno de temas relevantes sobre o universo feminino e seus desafios, o projeto Atheneu ONU Mulheres recebeu na tarde desta sexta-feira, 25, a vice-governadora Eliane Aquino para um diálogo sobre a “Importância da Construção e Execução das Políticas Públicas Femininas”. O projeto é uma iniciativa de um grupo de 11 alunas do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, que oferta o ensino médio em tempo integral, com o objetivo de ampliar e qualificar o pensamento crítico dos estudantes sobre diversas temáticas de cunho social referentes à mulher.

A iniciativa do Atheneu ONU Mulheres surgiu como um desdobramento do projeto Atheneu ONU, que simula uma Assembléia da Organização das Nações Unidas (ONU) e também realiza diversos encontros online com temáticas sociais. “Com o projeto nós propomos não apenas dar visibilidade ao público feminino, mas mais que isso: instruir a juventude. A cada semana trazemos uma mulher que possa trazer representatividade para cada jovem e cada menina que fazem parte de nossa escola. Buscamos debater temas de extrema importância para que possamos ter cidadãos bem informados e, sobretudo, agentes sociais que possam combater qualquer tipo de intolerância. Eu fico muito feliz por estar à frente do projeto ao lado de outras estudantes maravilhosas que compõem a nossa bancada. Hoje, em especial, é uma honra termos contado com a participação da vice-governadora Eliane Aquino”, explica a estudante Lenice Ramos, coordenadora do Atheneu ONU Mulheres.

O projeto tem buscado realizar os encontros com mulheres por quem as alunas sintam-se representadas e que contribuam com um debate qualificado, influenciando positivamente o senso crítico da comunidade escolar. Para a vice-governadora Eliane Aquino, sem dúvida, é uma iniciativa que merece o reconhecimento, especialmente por ter a frente de sua execução um grupo de jovens estudantes. “Em meio a tantos desafios e retrocessos vivenciados por nosso país nos últimos anos, para mim, participar desse encontro foi um alento e um motivo para acreditar que muitas coisas que aí estão poderão ser mudadas por esta geração. O Atheneu ONU Mulheres criou um ambiente que oportuniza debates aprofundados para a juventude, estimula o senso crítico e a participação social, além de gerar uma reflexão sobre os desafios de ser mulher nos dias atuais, especialmente no contexto de desmonte de políticas públicas e direitos que temos presenciado no Brasil”, afirma a vice-governadora Eliane Aquino, que também destacou a importância do envolvimento e acolhimento dos gestores e educadores para o sucesso de projetos como esse no ambiente escolar. “Que bom que essas meninas encontraram no professor Yuri Norberto e no diretor Daniel Lemos o respaldo e a autonomia para construírem e colocarem em prática essa proposta. Meu desejo é que iniciativas assim possam ser abraçadas em muitos outros espaços”, complementa.

Para o professor de Sociologia e coordenador geral do projeto Atheneu ONU, Yuri Norberto, abraçar a iniciativa do Atheneu ONU Mulheres é uma oportunidade única para o crescimento pessoal e intelectual das alunas e da comunidade escolar. “Minha participação nesse processo foi o de incentivar as alunas, encorajá-las como protagonistas da ação, pois me incomoda no ambiente escolar que o professor apareça e os alunos sejam coadjuvantes. Então, nosso primeiro pacto foi o de que elas não estariam sozinhas, mas que elas seriam protagonistas de todo o processo, especialmente para que possam aprender novas habilidades”, explica ao destacar a importância do conhecimento e da educação para a real transformação social.

O encontro virtual, que foi transmitido ao vivo e segue à disposição no canal Mais Atheneu no YouTube, foi mediado pela diretora de Educação de Aracaju da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Gilvânia Guimarães. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯