19 Outubro 2021 - 06:00

SE: Conferência Estadual da Assistência Social será realizada virtualmente em 20 e 21 de outubro

Divulgação
Evento é realizado pelo Ceas com apoio da Seias e Funesa

Nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de outubro, o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) realiza a XIV edição da Conferência Estadual de Assistência Social. O evento será realizado inteiramente online, das 08h às 15h30 (na quarta) e das 08 às 13h (na quinta), com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Conta com o apoio da Secretaria de Estado da Inclusão (Seias) de Sergipe e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

O evento marca a culminância do processo conferencial realizado pelos municípios até o final de agosto. Durante a programação, será realizada a palestra Magna, ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais da Assistência Social (Congemas), Elias de Sousa Oliveira; a discussão de cinco eixos temáticos, o debate das propostas trazidas pelos municípios e a eleição de delegados para a etapa nacional. O evento contará, ainda, com o Ato Público Virtual “Todos em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, que acontecerá às 08h30 do dia 21 de outubro, com a participação da vice-governadora Eliane Aquino; da ex-ministra da Cidadania, Márcia Lopes; da representante do Conselho Nacional da Assistência Social, Irene Rodrigues; parlamentares, movimentos sociais e usuários do SUAS.

De acordo com Eleonora Vaccarezza, presidenta do Ceas, a Conferência tem grande importância, enquanto espaço para legitimação e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Isso porque é o controle social que garante a transparência e o bom funcionamento de programas, projetos e serviços da Assistência Social ofertados a usuários e usuárias, que neste ano, serão o centro das discussões. Neste ano pandêmico, faremos a Conferência nos moldes virtuais de forma inédita em Sergipe, e nossa expectativa é que seja excelente, com participação maciça de todos os conselhos municipais, com o envio de suas representações e delegados”, disse.

Segundo a secretária de Estado da Inclusão Social, Lucivanda Nunes, a Conferência é um espaço de grande importância, para a participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas. “O Controle Social é, sem dúvida, uma instância essencial para que as ações da Assistência sejam efetivas e cheguem realmente a quem delas necessita. E o processo conferencial é o momento em que essas discussões se concretizam em propostas específicas para fazer avançar o Sistema Único de Assistência Social (Suas), por meio da necessária articulação entre entes federativos e o seu público-alvo”, afirma Lucivanda.

A Conferência será transmitida ao vivo através do YouTube Seias SE:
- Dia 01 (quarta, 20/10) – https://www.youtube.com/watch?v=gNq7gv4QaUA
- Dia 02 (quinta, 21/10) – https://www.youtube.com/watch?v=5FrrkxlFI2U 

por Governo de Sergipe

Comentários comentar agora ❯