11 Agosto 2022 - 21:39

Prefeitura investe em manutenção de escolas durante as férias letivas

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está investindo cerca de R$ 800 mil em projetos de manutenção e ampliação da acessibilidade nos prédios de 17 escolas durante as férias letivas, período que permite a execução dos serviços de maneira intensificada.

De acordo com o secretário municipal da Educação, professor Ricardo Abreu, a Semed tem um planejamento estratégico para manutenção das escolas durante o mês de agosto, visando garantir que as escolas funcionem plenamente durante o meses de aula para que, nos meses de férias e recesso, recebam esses serviços.

"Neste sentido, é importante destacar o planejamento e a articulação de diversos setores da Semed, que são feitos através das conversas entre os departamentos de Educação Básica e o Administrativo Financeiro, que são fundamentais para que nossas escolas sejam reparadas e acolham estudantes e professores da melhor forma possível", observa o secretário.

Segundo a diretora de Administração e Finanças da Semed, Kátia Perete, o planejamento das manutenções prediais necessárias nas escolas da rede é feito para que estas funcionem de maneira adequada ao atendimento da comunidade escolar. "São 17 unidades, em várias regiões da cidade, que estão passando por essa intervenção”, frisa.

Esse investimento da administração municipal busca, sobretudo, qualificar a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, para a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços públicos ou coletivos, como explica a arquiteta e urbanista da Semed Isabella Campos.

“Todo o projeto é pensado para que todas as pessoas possam ter condição de alcance, percepção e entendimento, sejam elas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Nesse período de férias, estamos fazendo intervenções como ampliação de vãos de portas, tornando os banheiros mais acessíveis, instalando rampas e adequando os espaços às novas normas existentes”, detalha Isabella.

Para Marcelo Siqueira, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Letícia Soares, esse tipo de ação é benéfica para todos que compõem a comunidade escolar.

“A importância desse tipo de manutenção reflete no processo de acessibilidade e inclusão social para os nossos alunos. Um espaço adequado, acolhedor, que possa recepcionar bem a comunidade faz toda a diferença, tanto para os professores quanto alunos e pais”, aponta Marcelo.

Da mesma forma, a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, Fernanda Matos, ressalta que o cuidado da administração municipal com o ambiente oferecido possui impacto positivo.

“Tudo é feito buscando garantir a qualidade de ensino, o conforto, o bom recebimento dos alunos. Tenho certeza que esse cuidado com o espaço possui um efeito positivo sobre eles”, destaca Fernanda.  

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯