11 Julho 2020 - 11:28

População do Bugio recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as ações de combate ao Aedes aegypti na capital, seguem sendo desenvolvidas. Neste sábado, 11, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju realizou o mutirão de ações de combate ao mosquito no bairro Bugio, o ponto de partida da equipe foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando Sampaio.

A ação precisou ser adaptada. Se antes os agentes municipais de endemias entravam nas residências para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito, hoje esse trabalho depende muito mais da própria população. A ação contou com apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria do Meio Ambiente.

De acordo com o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, diante da nova realidade de distanciamento social, o trabalho dos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti foi modificado.

“Estamos realizando a orientação sem entrar nas residências e essa estratégia de educação e saúde tem como principal ator a população, que é fundamental para o sucesso desse trabalho, evitando a proliferação do mosquito seguindo nossas orientações. Mais do que nunca, cabe ao morador colocar em prática as orientações passadas pela equipe. Por isso, os mutirões nos bairros foram mantidos”, explica.

Ainda segundo Jeferson, estamos vivendo agora um momento de sazonalidade da doença, um período de chuva com abertura de sol, o que facilita o desenvolvimento do Aedes aegypti. “E quanto mais mosquito circulando na cidade, infelizmente, a tendência é que o número de pessoas que venham a adoecer de dengue, chikungunya, ou até mesmo de zika vírus, aumente”, ressalta. 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯