11 Junho 2021 - 11:35

Guarda Municipal atua estrategicamente para garantir o cumprimento do toque de recolher

No âmbito das ações de enfrentamento da pandemia, a Prefeitura de Aracaju precisou adotar medidas mais restritivas como forma de tentar barrar a proliferação do coronavírus e, consequentemente, o adoecimento e morte pelo agravamento da covid-19.

Entre essas medidas, está o toque de recolher, em vigência desde a segunda quinzena de março e que, atualmente, pelo decreto municipal, vigora das 22h às 5h do dia subsequente, de quinta a sábado.

Para que esse toque de recolher seja cumprido, a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semed) conta com a atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que mobiliza guardiões para manter, sobretudo, as vidas em segurança.

“A Guarda Municipal atua continuamente na fiscalização do toque de recolher, desde que foi instituído, em conformidade com os decretos do Poder Executivo. Além disso, a GMA trabalha de maneira estratégica em diversas frentes, seja para apoiar as ações dos demais órgãos da gestão municipal ou junto à força tarefa que fiscaliza o cumprimento das medidas restritivas na faixa litorânea", explica o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Segundo o gestor, essa atuação é fundamental, "especialmente nesse momento delicado em que precisamos conter a propagação do coronavírus", frisa. "É fundamental que a população também faça a sua parte, mantendo o distanciamento social, utilizando máscara, higienizando as mãos e respeitando as medidas que visam, sobretudo, resguardar vidas”, salienta.

O trabalho dos guardiões começa antes mesmo do início do toque de recolher, com a organização e logística da operação, como destaca o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

“Nesse período de medidas mais restritivas, a Guarda direciona parte significativa do seu efetivo para fiscalizar o toque de recolher e dividimos os guardas por área da cidade. Além da nossa organização diária, contamos, ainda, com denúncias que nos são passadas e, assim, também atuamos no sentido de verificar essas denúncias, tanto pela Defesa Civil, Procon ou mesmo pelos canais de comunicação da Prefeitura”, pontua o subinspetor.

De acordo com o diretor do órgão municipal, entre as fiscalizações e demais ações relacionadas à covid-19, a GMA já registrou, somente este ano, cerca de 250 atendimentos, entre eles alguns relacionados a medidas sanitárias, ocupação de espaços proibidos de circulação e movimentação dentro do período de recolhimento. “No entanto, em nenhuma das ações foi necessária a condução de pessoas à delegacia, todas as operações ocorreram de maneira pacífica e ordeira”, ressalta Mendonça.  

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯