02 Julho 2022 - 22:46

Pacientes hipertensos recebem atendimento direcionado na rede de saúde da capital

Segundo dados da Pesquisa Vigitel de 2021, realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, a frequência de diagnóstico médico de hipertensão arterial foi de 26,3%, sendo de 27,1% entre mulheres e de 25,4% entre homens, no conjunto de todas as capitais. Ainda de acordo com o levantamento, a capital sergipana apresentou prevalência no percentual de mulheres com mais de 18 anos, que referiram diagnóstico de hipertensão, com 29%, e 24% sendo o de homens.

Para assegurar uma assistência de qualidade para esse público em toda rede de saúde, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, disponibiliza atendimento e acompanhamento dos pacientes hipertensos. O serviço segue as diretrizes da linha de cuidado elaborada especificamente para esses casos, que tem como porta de entrada as Unidades Básicas de Saúde (UBS), seja por demanda espontânea ou agendamento prévio.

Qualquer pessoa residente em Aracaju que tem suspeita de hipertensão e necessita de atendimento, deve buscar a UBS do bairro de referência. Caso ainda não seja vinculado ao Sistema Único de Saúde, na recepção da unidade será realizada a atualização cadastral no prontuário eletrônico e, em seguida, o usuário passará pelo acolhimento na consulta de enfermagem para avaliação sobre o quadro hipertensivo.

A confirmação do diagnóstico se dá na consulta médica, onde também é feita a classificação de risco. No caso de uma crise hipertensiva, a abordagem inicial é realizada na própria Unidade Básica de Saúde, e nos casos onde a pressão arterial (PA) está descompensada, mediante avaliação médica, o usuário é direcionado para uma das Unidades de Pronto Atendimento do município (Fernando Franco ou Nestor Piva).

“Quando o quadro do paciente é estabilizado, ele volta a ser acompanhado pela sua unidade de referência. Os casos mais delicados, que necessitam de internação ou cirurgia, encaminhamos para a rede hospitalar contratada pelo município”, explica a referência técnica do Programa de Saúde do Adulto, Vanessa Barreto.  

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯