01 Julho 2022 - 18:59

Defesa Civil nas Escolas leva conhecimento sobre prevenção de riscos aos alunos da rede municipal

O projeto Defesa Civil na Escola, realizado pela Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), nesta quinta-feira, 30, levou uma ação educativa à Escola Municipal de Ensino Fundamental João Teles de Menezes. A ação tem por objetivo conscientizar e instruir alunos das escolas municipais tornando-os capazes de identificar situações de risco e auxiliar, junto à Defesa Civil, na mitigação de possíveis desastres.

O coordenador-geral da Defesa Civil, Robson Rabelo, explica de que forma o projeto atua nas escolas.

"Foram escolhidos os alunos dos sétimos anos, tendo em vista que nessa idade os alunos têm conteúdos transversais relacionados ao tema, abordado pelo projeto e, então, podem fazer links direto com conteúdos trabalhados diariamente na sala de aula", afirma Rabelo.

Além disso, o projeto também visa tornar o trabalho realizado pela Defesa Civil ainda mais conhecido, não somente nas escolas, mas também a partir dos alunos com a disseminação dos conhecimentos obtidos na palestra para outros círculos sociais.

O engenheiro da Defesa Civil, Nélison Brandão, enfatiza que "é bastante importante ter esse primeiro contato, justamente para que eles informem aos pais e parentes e passem esse conhecimento para que eles se tornem cidadãos mais informados sobre seus direitos e deveres", e diz, ainda, que os alunos podem contribuir, de maneira significativa, com o trabalho do órgão, ao serem capazes de reconhecer situações de risco e acionar a Defesa Civil.

Para o aluno Arthur Joaquim de Andrade, 12 anos, conhecer as áreas de risco é muito importante. "Saber que se tiver uma rachadura aqui na escola ou se tiver algum lugar com árvore que vai cair, eu já sei pra quem eu vou ligar", e afirma "agora eu sei o que a Defesa Civil faz, protege a gente de desastres", disse o estudante.

A atuação do projeto vem sendo intensificada durante o período chuvosa, justamente porque as solicitações que chegam à Defesa Civil através do 199 se tornam mais recorrentes nessa época do ano, devido ao maior volume de chuvas, incidência de ventos e possibilidade de deslizamentos de terra ou desabamentos.

O diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Teles de Menezes, Luis Gustavo Rosa, afirma que "muita gente vê a Defesa Civil apenas no momento em que uma casa caiu ou uma rua ficou interditada", mas, para ele "existe toda uma parte de proteção e de cuidado que ela pode prestar à comunidade e é importante que os alunos conheçam o que pode ser feito para que eles contem com a ajuda da Defesa Civil na sua casa, no seu bairro, na sua rua", conclui.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯