28 Outubro 2009 - 19:26

Francisco Tenório defende criação de Piso Nacional para polícias

Assessoria

O deputado Francisco Tenório (AL) defendeu nesta quarta-feira, 28, durante audiência com o ministro da Justiça, Tarso Genro, na CPI da Violência Urbana, a criação de um Piso Salarial Nacional para as polícias civil e militar como forma de valorizar o trabalho de quem, diariamente, coloca a vida em risco na defesa dos interesses dos cidadãos, bem como garantir uma remuneração justa para esse trabalho. Tenório é membro da CPI da Violência Urbana e um dos mais ativos parlamentares na Comissão.

“Com a instituição de um piso salarial em todo o País, teremos uma grande chance de valorizar a profissão e evitar os desvios de conduta que tanto expõe os membros das corporações militares às investidas do crime organizado dentro das dessas unidades”, argumentou.

Tenório pediu ao ministro Genro apoio para a aprovação da PEC 300/08, que transforma o salário dos policiais militares e bombeiros do Distrito Federal em piso das duas categorias nos demais estados. Mas, segundo ele, não da maneira que está sendo apresentada e, sim, com a insituição desse Piso Salário Nacional. O parlamentar alagoano também defendeu o uso dos recursos do Pre-Sal para reoorganização do setor da segurança pública nos Estados.

Na opinião de Tenório, o governo poderia fortalecer as campanhas publi¬citárias contra o uso das drogas nos moldes como são feitas as milionárias campa¬nhas anti-tabagismo. Essa atitude, na avaliação do deputado, contribuiria e muito para esclarecer à população, e principalmente aos jovens, sobre os malefícios do uso de drogas.

De acordo com Tenório, a segurança pública não tem como cumprir sua função social de proteger a sociedade por não dispor da infra-estrutura mínima para isso. “Não tem formação, não tem equipamento adequado para lidar com o crime, não tem estrutura física e nem delegacias na grande maioria dos municípios”, disse.

Durante a audiência pública, o ministro Genro discorreu sobre o combate ao crime organizado no estado do Rio de Janeiro e sobre a política de controle da entrada ilegal de armas ou de uso restrito no território nacional. Esse tipo de armamento teria sido utilizado por traficantes para derrubar o helicóptero da Polícia Militar do Rio de Janeiro, no último dia 17, durante confrontos entre facções rivais no Morro dos Macacos.

Tarso Genro também avaliou a situação atual do PAC na área de segurança pública, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e do Plano Nacional de Segurança Pública. O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que a situação de violência que ocorre no Rio de Janeiro não é excepcional em relação ao restante do País. “Se esse ciclo de violência não for interrompido, a situação de criminalidade no Rio vai se repetir em outras metrópoles; isso na verdade já acontece em algumas regiões do Nordeste, que são tão violentas quanto o Rio”, disse ele.

 

 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯