Skip to content

Reitora defende permanência de Renan no Senado para incrementar projetos da Ufal

  • Home
  • Política
  • Reitora defende permanência de Renan no Senado para incrementar projetos da Ufal

Reitora defende permanência de Renan no Senado para incrementar projetos da Ufal

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Dórea, falou sobre a importância em se manter Renan Calheiros trabalhando pelo Estado no Senado Federal. Ana Dayse lembrou a importância do senador em todos os projetos da Universidade, e, em especial, o da interiorização do ensino público superior, com a implantação do Campus avançado em Arapiraca, em 2006. “Em todos os momentos, o senador esteve e sempre está presente, estimulando o nosso trabalho e abrindo suas portas para os pleitos dos estudantes”, completou.

“Para esse projeto de descentralização e sua implantação em várias regiões do Estado, tem sido imprescindível a atuação do senador. Nas conquistas da universidade federal, temos contado sempre com sua luta em Brasília, estimulando todos os nossos projetos, tanto na capital como no interior.”, destacou a reitora.

Ainda graças à ação do senador, que é líder do PMDB, foi realizada, em março último, a aula inaugural do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, que oferece ao estudante sertanejo a possibilidade de graduação nas áreas de Geografia, História, Letras/Língua Portuguesa, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Pedagogia.

Também em março passado, a reitora apresentou, durante reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) proposta para que o município de Porto Calvo seja sede de um novo Campus, para atender a região de Alagoas: o Litoral Norte, beneficiando alunos dos municípios de Campestre, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Jacuipe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Porto Calvo, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres, atingindo uma população estimada da região é de 230 mil habitantes. Essa proposta também foi incentivada por Renan, que assegurou fazer em Brasília o possível para implantar mais essa unidade de ensino em Alagoas.

Com a presença de Renan, a Ufal realizou, neste mês de agosto, a aula inaugural da Unidade de Ensino Santana do Ipanema, que recebeu os alunos que foram selecionados pelo PSS do ENEN para o Campus Sertão. Estão sendo oferecidos os cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.

A reitora Ana Dayse destacou que Renan Calheiros está engajado desde o início desse processo, estimulando a descentralização do ensino público superior, a fim de facilitar a vida dos estudantes interioranos. Ela explicou que estudos realizados indicam que 68,5 por cento dos estudantes do nível médico encontram-se no interior de Alagoas. “Esse nosso projeto,iniciado em 2003, só foi viabilizado graças ao empenho imprescindível do senador Renan, a quem agradecemos de público e também devido ao apoio da nossa bancada federal”, lembrou, relacionando os recentes recursos garantidos por Renan, para que a interiorização fosse assegurada. “No final do ano passado, o senador garantiu 4,5 milhões de reais e, antes destes, já havia assegurado a liberação de outros 8 milhões de reais, contribuindo decisivamente para o êxito dos nossos projetos”, completou.

SEDES

Campus Arapiraca
Administração, Agronomia, Arquitetura, Biologia Licenciatura, Ciência
da Computação, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Física
Licenciatura, Matemática Licenciatura, Química Licenciatura e Zootecnia.

Unidade de Ensino Palmeira dos Índios
Serviço Social e Psicologia

Unidade de Ensino Penedo
Turismo e Engenharia de Pesca

Unidade de Ensino Viçosa
Medicina Veterinária

Campus do Sertão Delmiro Gouveia
Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Letras (Português), Licenciatura em História e Geografia

Unidade de Ensino Santana do Ipanema
Ciências Econômicas e Ciências Contábeis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também