20 Novembro 2009 - 07:34

STF manda governo de Alagoas aumentar o duodécimo do TJ para 2010

congressoemfoco.com.br
Ministro Marco Aurélio Mello

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo de Alagoas encaminhe nova proposta orçamentária à Assembleia Legislativa do estado, contemplando integralmente as necessidades financeiras apresentadas pelo Tribunal de Justiça do estado de Alagoas (TJ-AL) para o ano de 2010.

Marco Aurélio concedeu liminar em Mandado de Segurança (MS 28405) impetrado pelo TJ-AL, no qual a corte estadual questiona a remessa ao Poder Legislativo alagoano de proposta de lei orçamentária com uma redução de 25,95% na parte destinada ao Poder Judiciário.

Em sua decisão, o ministro qualificou a situação de “incompreensível”, uma vez que o STF fixou, há muito tempo, que compete ao Poder Executivo a consolidação da proposta orçamentária, observando, conforme apresentada, a parte alusiva ao Judiciário, e cumpre ao Legislativo, em fase posterior, apreciá-la.

“É incompreensível que o Executivo, mesmo diante de pronunciamentos do órgão máximo da Justiça brasileira, insista, a partir de política governamental distorcida, porque conflitante com a Constituição Federal, em certa óptica e invada campo no qual o Judiciário goza de autonomia. Constata-se, realmente, a quadra vivenciada. Impõe-se a correção de rumos. Impõe-se o respeito às regras estabelecidas por aqueles que personificam o Estado/gênero”, afirmou o ministro Marco Aurélio em sua decisão.

No mandado de segurança ao STF, o TJ-AL argumenta que a redução nos valores ofende a independência dos Poderes. Segundo quadro comparativo anexado aos autos do mandado de segurança, há uma diferença de 25,95% a menor entre o orçamento apresentado e o encaminhado pelo Executivo alagoano para a aprovação legislativa, que significa um corte de R$ 68.422.956,50.

 

por STF

Comentários comentar agora ❯