20 Setembro 2011 - 16:34

Temer recebe representantes do Judiciário e Ministério Público para tratar de reajuste salarial

O vice-presidente da República, Michel Temer, conversou nesta segunda-feira (19) à tarde com representantes do Judiciário e do Ministério Público (MP) sobre reajuste salarial. Foi a primeira vez que o Planalto recebeu entidades de classe para tratar do assunto, depois que o governo cortou as propostas de aumento previstas para o Orçamento de 2012.

De acordo com o representante da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Tourinho Neto, Temer não fez promessas e se limitou a ouvir as demandas. Também participaram da reunião a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

O encontro com Temer ocorreu dois dias antes de uma manifestação que está sendo preparada por juízes e membros do MP em Brasília. A expectativa é que o evento reúna 1,3 mil profissionais para protestar não só pela reposição integral das perdas inflacionárias – que consideram superiores a 20% nos últimos seis anos – mas também por mais segurança no trabalho. Há hipótese de greve caso as demandas não sejam atendidas.

A pressão das entidades de classe é vista com receio pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que negocia paralelamente com o Executivo e com o Legislativo. Um dos motivos é a intransigência na cobrança de reajustes integrais, que estaria prejudicando a negociação de índices mais aceitáveis pelos demais Poderes. Além disso, o STF está negociando o aumento para os servidores, o que não é prioridade para as entidades de classe do MP e da magistratura.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯