18 Julho 2009 - 15:41

Ministério Público investiga contas secretas do Senado

Divulgação

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) instaurou nesta quinta-feira (16) uma investigação para apurar a existência de contas bancárias que não constam na contabilidade oficial do Senado ou no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

Segundo matéria publicada no último dia 5 pelo jornal "Folha de S.Paulo", o Senado possui três contas “secretas” no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. De acordo com a reportagem, as contas foram abertas em 1997 pela Mesa Diretora do Senado, dirigida na época pelo ex-senador Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA). Os valores depositados nessas contas somariam atualmente R$ 160 milhões.

Para o MPF-DF, as investigações se justificam pela ausência de publicidade e de fiscalização da movimentação financeira dessas contas, o que, segundo os procuradores, pode configurar “ato lesivo ao patrimônio público."

O primeiro passo da investigação do Ministério Público foi solicitar informações ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), como números das contas correntes e das agências e os nomes dos titulares das contas nos últimos cinco anos. Foram solicitadas ainda informações sobre as providências tomadas pelo Senado diante das denúncias.

O G1 enviou um e-mail à assessoria do Senado e deixou recado no celular do assessor do senador José Sarney, mas ainda não obteve resposta.

por Everson Belo

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.