Skip to content

ALE irá debater problemas enfrentados pelas comunidades indígenas

  • Home
  • Política
  • ALE irá debater problemas enfrentados pelas comunidades indígenas

ALE irá debater problemas enfrentados pelas comunidades indígenas

Os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas no Estado serão debatidos no plenário da Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira, 19, a partir das 15h. Em comemoração ao Dia do Índio, o deputado Judson Cabral (PT) convocou a sessão, que deverá contar com a participação dos povos Kariri-Xokó, Xucuru-Kariri, Tingui-Botó, Aconã, Karapotó, Geripancó, Wassu-Cocal, Katökinn, Karuazu, Kalankó e Koiupanká.

Na oportunidade, os índios devem solicitar apoio dos deputados para que façam gestão junto aos órgãos federais para a criação imediata de grupos técnicos (GT) de identificação e demarcação dos territórios tradicionais, como também a indenização com os impactos provocados pela duplicação da BR-101 e da Transnordestina.

Esse ano também está sendo comemorado cem anos de indigenismo oficial. Em Alagoas, ao longo de muitas décadas, as lideranças indígenas lutam pelo reconhecimento étnico e garantia dos direitos históricos de seus povos, principalmente pela demarcação definitiva dos territórios tradicionais. Entretanto, o processo administrativo de identificação encontra-se paralisado, apesar de constantes mobilizações e cobranças junto aos órgãos governamentais.

No que se refere à execução das obras da duplicação da BR-101 e da Transnordestina, as representações dos índios afirmam que elas se sobrepõem sobre as áreas indígenas Kariri-Xokó, Karapotó, Wassu-Cocal e Xucuru-Kariri. Segundo eles, com impactos irreparáveis ao meio ambiente, diminuição dos espaços territoriais já reduzidos. A sessão pública acontece a partir das 15h, no plenário do Legislativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também