14 Setembro 2009 - 12:33

Jobim fala no Senado sobre acordo militar e compra de caças da França

Divulgação

A compra bilionária de material bélico francês pelo Brasil será debatida pelos senadores nesta quarta-feira (16) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele estará na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para audiência pública com o objetivo de discutir o anunciado acordo militar com a França, destinado à aquisição de aeronaves, submarinos e helicópteros.

O assunto ganhou destaque na última semana após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciar antecipadamente, em favor da França, o resultado da disputa comercial internacional para a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). A decisão chegou a gerar desmentidos no próprio governo, que realiza uma licitação para a escolha do avião de combate. Também participam da disputa os Estados Unidos e a Suécia.

No final de agosto, Jobim adiantou no Senado a assinatura de acordo simbólico com a França para a construção de cinco submarinos - dos quais um de propulsão nuclear - até 2021. O anúncio foi feito em audiência conjunta da CRE e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realizada para tratar do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

O ministro destacou que a principal vantagem da parceria seria a previsão de transferência de tecnologia francesa, que colocaria o Brasil no pequeno grupo de países capazes de projetar, construir e operar submarinos nucleares. Fazem parte desse grupo Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e China, além da própria França.

Na ocasião, o ministro rebateu as críticas feitas à escolha da França como parceira. Segundo as críticas, o Brasil gastaria menos se optasse por submarinos de tecnologia alemã.

O requerimento para a realização da oitiva desta quarta na CRE, marcada para as 10h, é de autoria do senador Renato Casagrande (PSB-ES).

por Agência Senado

Comentários comentar agora ❯