14 Abril 2010 - 21:56

Assembleia cria Comenda do Mérito Cooperativista

Foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 14, projeto de resolução de autoria do deputado Alberto Sextafeira (PSB), que institui a “Comenda do Mérito Cooperativista” para ser outorgada a entidades com serviços prestados ao setor de cooperativismo em Alagoas.

A comenda será outorgada uma vez por ano, na Semana Estadual do Cooperativismo - também criada por meio de projeto de lei do deputado Sextafeira – a entidades jurídicas e personalidades, sendo cinco comendas destinadas a entidades e cinco a personalidades. Os indicados para receber a comenda serão apontados através de requerimentos dos deputados estaduais, constando sua justificativa e currículo dos agraciados.

Dia e Semana do Cooperativismo

Em outro projeto de lei aprovado nesta quarta, o deputado Sextafeira propôs a criação do “Dia Estadual do Cooperativismo” e da “Semana Estadual do Cooperativismo”. O dia será sempre no primeiro sábado do mês de julho, enquanto a semana terá seu encerramento também no primeiro sábado do mesmo mês. Na Semana do Cooperativismo será promovido um encontro para discutir assuntos relativos ao setor.

No ano passado, a pedido de Sextafeira, a Assembleia promoveu uma sessão pública para discutir o setor cooperativista, oportunidade em que foi criada uma Frente Parlamentar para defende os interesses do setor. Na oportunidade, algumas experiências foram apresentadas no plenário, como o exemplo da Cooperativa Pindorama, em Coruripe, que conta com cerca de 30 mil pessoas trabalhando em 30 hectares de terra e é um modelo para todo o País.

 

 

por ALE

Comentários comentar agora ❯