10 Junho 2010 - 21:53

ALE: CCJ aprova criação do "Dia Estadual sem Carro" em Alagoas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Alagoas, através do deputado Rui Palmeira (PSDB) deu parecer favorável à apresentação do projeto de lei de iniciativa ndo deputado Judson Cabral (PT) que institui o “Dia Estadual sem Carro”. Segundo justifica o autor, o “Dia Mundial sem Carro” é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.

Em Alagoas “O Dia Estadual sem Carro” será realizado em 22 de setembro, data esta que passará a integrar o calendário civil oficial. “Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, é um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis- entre os quais se destaca a bicicleta”, afirma Rui Palmeira ao conceder parecer favorável pela aprovação do projeto no plenário da Casa.

Frentista e Líder Comunitário

Outras duas categorias também podem passar a contar com um dia dedicado a elas, caso sejam aprovados dois projetos do deputado Marcos Ferreira (PMN), que receberam pareceres favoráveis na CCJ. Um deles institui o “Dia Estadual do Líder Comunitário”, a ser comemorado em 5 de março de cada ano. O projeto teve parecer da deputada Cáthia Freitas (PMN). O outro projeto é o que institui o “Dia Estadual do Frentista”, a ser comemorado no dia 18 de março. O relator da matéria, deputado Rui Palmeira deu parecer favorável.

 


 

por ALE

Comentários comentar agora ❯