Skip to content

Renan destaca desempenho da agricultura familiar em Alagoas

  • Home
  • Política
  • Renan destaca desempenho da agricultura familiar em Alagoas

Renan destaca desempenho da agricultura familiar em Alagoas

O senador Renan Calheiros (PMDB) comemorou, neste sábado (7) à noite, no encerramento da Festa do Leite, em Jacaré dos Homens, a fase excepcional dos pequenos produtores de Alagoas e destacou a determinação do presidente Lula para fortalecer e ampliar as políticas públicas do governo federal através do Plano Safra, que beneficia 4,1 milhões de unidades produtivas familiares em todo o Brasil.

– Esses produtores familiares, que respondem por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, têm à disposição R$ 15 bilhões; recursos que atendem às linhas de crédito para custeio, investimento e comercialização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – disse o senador.

Renan parabenizou os produtores de Jacaré dos Homens e de toda a Bacia Leiteira do Estado pela visão empreendedora que têm demonstrado nas últimas décadas, avançado no campo da inovação tecnológica, com produção, melhoramento, sanidade, nutrição animal e elevação da qualidade da forragem e reafirmou seu compromisso de continuar lutando em Brasília para fortalecer ainda mais e valorizar os produtores alagoanos.

– O nosso país saiu da crise que, com toda propriedade o presidente Lula chamou de marolinha, e o foi, graças à força do trabalho interno e do empenho de cada um de vocês. E tenho orgulho de ter defendido publicamente esse presidente que tanto nos honra e que almeja, da mesma forma que tem sido também o meu desejo, ver esse país continuar crescendo, com as pessoas tendo melhor qualidade de vida – reforçou o senador.

Renan disse ainda que a verdade é renitente e ela sempre vem à tona, “por isso”, continuou, “nada apaga tudo que fiz por meu estado e ninguém impedirá que continue trabalhando pelo meu Estado, pelo povo alagoano, viabilizando recursos federais. Continuaremos estimulando a compra de produtos, como em Santana do Ipanema, com a produção e distribuição da safra recorde de feijão, fator determinante na superação da pobreza e elevação da dignidade humana”.

Por fim, o senador parabenizou a iniciativa do prefeito do município, Júnior Ernesto (PP), em prestigiar os pequenos produtores distribuindo premiações e mostrando a toda Alagoas, por meio daquele evento, a força de trabalho e luta do povo sertanejo. Destacou também o trabalho que Jorge Dantes e sua equipe vêm desempenhando na Secretaria Estadual de Agricultura para que Alagoas alcance índices jamais conseguidos na produção de grãos.

A Festa do Leite foi realizada de quinta a sábado no município de Jacaré dos Homens, na Microrregião da Batalha, a 196 km de Maceió, para comemorar a boa fase pela qual vem passando o pequeno produtor alagoano, que tem recebido incentivos do governo federal para aumentar a produção e garantir sua renda na distribuição de produtos de qualidade.

Torneio Leiteiro

As festividades terminaram no sábado com o 1º Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar e contoutambém com a participação dos deputados estaduais Rui Palmeira (PSDB) e Isnaldo Bulhões Júnior (PDT), dos prefeitos de Jaramataia, João Pinheiro e de Monteirópolis, Mailson Mendonça, além do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, do secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, e de outras lideranças das regiões do Agreste e Sertão.

O trabalho de Renan e do prefeito Júnior Ernesto para ajudar aos pequenos agricultores foi destacado nos discursos dos deputados Rui Palmeira, Isnaldo Bulhões – que, de público, explicitou sua aliança política com o líder do PMDB no Senado – e do prefeito Luciano Barbosa. O prefeito do município agradeceu a presença de todos e o apoio “que nunca nos faltou deste amigo do povo sertanejo (Renan) e de toda a bancada federal”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também