18 Agosto 2022 - 07:00

PF combate crime de abuso sexual contra crianças e adolescentes

PF/CE
As penas para os crimes investigados podem chegar a 8 anos de reclusão

A Polícia Federal deflagrou a operação Taciturno, com o objetivo de interromper a produção, armazenamento e compartilhamento de arquivos de abusos sexuais de crianças e adolescentes por meio da Internet.

Sete policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal, em domicílio investigado na cidade de Caririaçu/CE. A busca tem como objetivo interromper as práticas ilícitas e apreender celulares, documentos e outras mídias para instrução de Inquérito Policial e detalhamento da atuação do suspeito do crime investigado, que admitiu os acessos ilícitos aos policiais federais.

As investigações foram iniciadas neste ano, a partir de relatório recebido do NCMEC – National Center for Missing and Exploited Children (organização não governamental sem fins lucrativos que operacionaliza, com apoio do governo americano, um mecanismo centralizado de recebimento de "denúncias" vindas especialmente de empresas de tecnologia, sobre crimes relacionados a abuso sexual infantil e desaparecimento de crianças).

Esses dados foram inicialmente tratados e analisados pelo Serviço de Repressão aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil na Internet da Polícia Federal (SERCOPI/DRCC), com sede em Brasília/DF, e, posteriormente, possibilitou o aprofundamento das investigações pela Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte/CE. Os elementos coletados durante a busca permitiram identificação de uma vítima dos crimes investigados.

O investigado poderá responder pelo cometimento de crimes previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), com penas de até 8 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes praticados em detrimento de vulneráveis. As investigações continuam com análise do material apreendido.

por PF/CE

Comentários comentar agora ❯