Skip to content

Programa CRIA entrega cartões e amplia benefício em Penedo

  • Home
  • Penedo
  • Programa CRIA entrega cartões e amplia benefício em Penedo

Programa CRIA entrega cartões e amplia benefício em Penedo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMDSH) da Prefeitura de Penedo, juntamente com a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (SEADES), entregou cartões do Programa Criança Alagoana (CRIA) nesta quarta-feira, 26.

Por conta da pandemia de Covid-19, a solenidade realizada na Casa de Aposentadoria teve caráter simbólico e foi transmitida, ao vivo, pelo YouTube da Prefeitura de Penedo.

Assim, algumas beneficiárias foram convocadas ao local do evento para o recebimento do benefício que acrescenta cem reais por mês à renda de mulheres gestantes ou mães de crianças com até 6 anos de idade, ou até 7 anos, se for acometida por microcefalia.

As demais mães receberão os respectivos cartões nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), na sede do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social dos Bairros Senhor do Bonfim e Santo Antônio.

Do total de cadastros efetivados em Penedo, 600 famílias já estão com o seu cartão pronto para uso e receberão conforme cronograma da SEMDSH, ou já receberam durante as duas entregas anteriores.

Também foi entregue pela Prefeitura de Penedo kit de fardamento para identificação dos visitadores dos Programas CRIA e Criança Feliz.

Beneficiárias

Uma das mães que receberam hoje o cartão do CRIA foi a jovem Janiele Severo da Silva, de 18 anos, moradora do Bairro Santa Luzia.

Além de seu filho recém nascido com 1 mês de vida, ela é mãe de uma menina de um ano e meio e ficou muito feliz ao conseguir ter seu nome inserido no programa lançado pelo Governador Renan Filho.

“É muito bom pra gente, pois já ajuda por um lado a comprar um leite ou uma fralda, ou o que estiver faltando para o meu filho”, afirmou Janiele Severo.

Solenidade

A Secretária Estadual de Desenvolvimento Social Fabiana Pessoa afirmou que esse é o maior programa de transferência de renda do estado, com foco no desenvolvimento da primeira infância.

Ela também solicitou que todas as mães que atendam ao perfil de inclusão no programa, ou seja, e, situação de pobreza ou extrema pobreza, que procurem a SEMDSH ou o CRAS mais próximo para efetivar o seu cadastro.

“Um aspecto importante desse programa é a autonomia que as mães têm para usar esse recurso onde acharem melhor e assim poderão melhorar a sua realidade. A mãe sabe melhor que ninguém o que está faltando e por isso pode tomar a melhor decisão”, destacou Fabiana Pessoa.

Já o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação Rafael Ferreira destacou o momento ímpar vivido por essas mães que agora passarão a receber o seu benefício e com isso poderão quebrar ciclos de vulnerabilidade social, sendo um farol para o desenvolvimento humano e social de Penedo.

Por sua vez, o Prefeito Ronaldo Lopes solicitou do Governo de Alagoas a ampliação dos CRAS para novos bairros em Penedo, que devido a característica populacional do município se faz necessário, para um melhor atendimento das necessidades da população mais vulnerável.

Sobre o programa CRIA, ele salientou a importância do para as famílias pobres.

“As famílias vão poder comprar o que têm necessidade para seus filhos, recurso que vai girar no comércio de Penedo e também irá gerar emprego e renda para outros penedenses. As nossas equipes estão em constante busca ativa para que novos beneficiários possam ingressar nesse programa tão importante para nossa cidade”, destacou o Prefeito Ronaldo Lopes.

Vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também