15 Agosto 2011 - 21:29

Escola Estadual Gabino Besouro reúne ex-professores e ex-alunos

Geraldo José - Cortesia
Ex-professores e alunos participaram do encontro

Para comemorar seus 80 anos de existência a Escola Estadual Gabino Besouro, fundada no ano de 1931e sediada na histórica Penedo, realizou no último final de semana um chá festivo para reunir ex-professores e alunos que passaram pela unidade pública de ensino que há gerações renova os anseios de seus profissionais e forma cidadãos para enfrentar os desafios de uma sociedade corrompida por um sistema educacional falho e deficiente.

Com as marcas do tempo em sua estrutura física, mesmo tendo sido reformada na gestão do ex-governador Ronaldo Lessa, a escola tem motivos suficientes para comemorar suas Bodas de Carvalho, com as merecidas homenagens a uma atualizadíssima octogenária.

Idealizado pela vice-diretora Maria Cristina, a idéia não só agradou como emocionou diversas professoras que durante o evento lembrou-se de anos passados onde tudo era diferente, inclusive o respeito para com os educadores que atualmente tem se transformado em multiprofissionais diante do caos social que é imposto principalmente pelas drogas que dilaceram lares e invadem as escolas públicas de todo o país.

Durante o encontro, novos funcionários da escola puderam conhecer antigos servidores da unidade de ensino. Serviçais, professores, diretores, alunos e pais se confraternizaram e lembraram, a exemplo da professora Maria Pureza Torres, nomes como o do ex-governador Moacir Andrade e da atual coordenadora de ensino da região, Cleide Cerqueira, ambos, ex-alunos do Gabino Besouro.

O poeta e escritor Antonio dos Santos, o conhecido ‘Toinho Pescador’, que também foi aluno da escola, não escondeu o seu conhecimento sobre a unidade de ensino e em forma de poesia mostrou aos novos educadores, funcionários e alunos que quem não tem passado não pode dar presente. Para finalizar o evento a professora Cristina exibiu através de data show um belo documentário sobre a Escola Estadual Gabino Besouro e convidou os participantes a se servirem no variado cardápio preparado especialmente para o encontro.

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯

  • Pedro Aleixo Ótima iniciativa!
  • marciel pinheiro costa POXA MINHA TURMA FOI A PRIMEIRA A CONCLUIR A 8ª SÉRIE, NO GABINO BESOURO, SÓ TINHA ATÉ A 4ª, NO ANO QUE IAMOS SAIR, TEVE A 5ª EM 1988...ATÉ A 8ª EM1991, COM A DIRETORA D.PUREZA,PROFº QUE ME ENSINARAM AO LONGO DAS SÉRIES, D. ANITA ACÁCIO, D.ENOY, D.CARMINHO BARROSO, DIQUINHA, D.MARIA SANTANA, CONÇEIÇÃO, D.NETE,CLÁUDIA E SUA IRMÃ ANA, SOCORRINHO, UMBELINA, ROSANA, GLÓRIA, D.MARINA, D.MARCIA, FORAM TANTAS.ESTUDEI EM TODAS AS SALAS, ATÉ NOS CORREDORES E NO PÁTIO.PENA QUE NÃO FUI, PARABÉNS GABINO!!!
  • Ednaldo Fernandes Aos que fizeram e fazem à história do Gabino Besouro, os meus sinceros parábens! pois foi ali nessa unidade de ensino que muitos profissionais, uns bem sucedidos, outros nem tanto, iniciaram suas vidas de aprendizado. Por favor não esqueçam a D. Nadir, que foi diretora desse estabelecimento.
  • EX-ALUNA Fui ex-aluna e n sabia dessa comemoração quer dizer até hj q estou sem saber,esse tipo de evento tem q ter uma sensibilidade MUITO grande p/ n deixar de fora alguns meus irmãos tbm estudaram e n foram comunicado,qual foi o critério a ser usado p/ convidar?Mais msm assim estão de parabéns.
  • Vanilson Tenho o orgulho de fazer parte destes 80 anos ao comando da Banda da escola, lembro muito da professora Helena e Socorrinho. Que maravilha.
  • lusval oliveira santos gostaria de parabenizar a todos por esta iniciativa e não esquecendo de tambem parabenizar a uma das melhores professoras que o gabino ja teve , que é a senhora jeilza,mãe do professor bebeto.
  • Maria Achei muito legal a iniciativa, parabéns pra direção. Mais temos que lembra q a escola nesses 80 anos não foi feita de alunos e professores...É injusto como os funcionários são invisíveis no olhar da direção durante todo esse tempo, vigias, merendeiras, serviços gerais e agentes adm... Tb fazem parte, mas fazem questão de esquecerem disso.Vamos dar valos pq são eles q levam a escola nas costa, pois diretora e professores não vão limpar, conzinha, lavar, vigia ....Respeitar a classe \"c\" é bom né
  • Roberto Miranda Parabéns ao octogenário!!!! Parabéns também a minha segunda professora do meu tempo escolar, a senhora Jeilza. Fui para o Gabino logo após ter deixado a escola que funcionava no Monte Pio, que era comandada pela professora Rosilda Leite Dantas. No Gabino, fiz muitos amigos, que até hoje os conservo muito bem. Parabéns a todos.
  • Lídia Cerqueira O que mais me impressiona do Gabino é que na época não se falava em Paulo Freire, mas os professores já faziam a diferença, lembro-me das minhas estimadas mestras: D. Elza, Maria José, Carmelita e Enói, este quarteto ficou sendo o responsável pela professora que hj eu sou, pois levo na minha bagagem um pouquinho de cada uma. Minha satisfação ainda foi maior quando através de meus filhos revivi cada momento. Parabéns Gabino Besouro e é com orgulho que eu falo:fiz e faço parte dessa construção.
  • Lucia Lessa E uma pena que não soube dessa festa,com certeza teria ido,lembro muito da minha infância no Gabino Besouro.
  • Adris Parabéns mesmo pela honrosa idéia de homenagear todas essas Professoras, Serviçais e Vigilantes que passaram por esse estabelecimento de Ensino meus parabéns, fico triste, pois não ficamos sabendo dessa homenagem, pois como Marciel, Eu, Marcos, Márcia, Ronaldo, Jane, Maria, e outros que formaram a primeira turma da 8ª série do Gabino Besouro não fomos convidados e sem duvida Maria! as Serviçais merece nossos agradecimentos D. Zélia e D.Marina como outras.
  • MARCIANA VALERIANO Nossa que legal, não sabia que a professora cris é vice diretora do Gabino, quero parabeniza-la pelo seu empenho, estudei pouco tempo no Alcides de Andrade e ela foi minha professora de artes.adorooo!!! beijos professora maravilhosa!!!!
  • JOAO DOS SANTOS RODRIGUES SE ALGUEM DO GABINO BISOURO ESTIVER ME OUVINDO FAVOR ESTRA EM CONTATO COMIGO SE EU SOUBESSE QUE DESTE EVENTO DO ANTIGO FUNCIONARIO DO GABINO COM CERTEZA ESTAVA LA, EU SOU ANTIGO ALUNO DO TEMPO DA DIRETORA DONA NADIR QUE A FILHA DA DONA NADIR FOI A MINHA PRIMEIRA PROFESSORA ANGELA E A SUAS IRMAS
  • JOAO DOS SANTOS RODRIGUES VOU PROCURA A MINHA FOTO EM PRETO E BRANCO QUE EU TIREI NOS ANOS 1970 QUEM TIROU FOI O PEDRINHO FOTOGRAFO TIREI A FOTO NA SALA DA DONA NADIR INCLUSIVE NA CADEIRA DELA TINHA UMS OITOS ANOS SE ALGUEM SOUBER DO EMAIL DA PROFESSORA ANGELA FAVOR ENVIAR FICO GRATO TENHO MUITAS ESTORIAS PARA CONTAR OBRIGAD