Skip to content

Pelo Rio São Francisco, Dom Valdemir Ferreira chega a Penedo para tomar posse como novo bispo da diocese

  • Home
  • Penedo
  • Pelo Rio São Francisco, Dom Valdemir Ferreira chega a Penedo para tomar posse como novo bispo da diocese

Pelo Rio São Francisco, Dom Valdemir Ferreira chega a Penedo para tomar posse como novo bispo da diocese

O novo bispo diocesano, Dom Valdemir Ferreira dos Santos, chegou a Penedo nesta terça-feira, 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, navegando pelas águas do Rio São Francisco, para dar início a sua nova missão frente a diocese que abrange trinta municípios alagoanos.

A programação solene da posse do novo bispo da Diocese de Penedo terá início às 15 horas desta quarta, 14, ocasião em que Dom Valdemir terá um encontro com todo o Clero Diocesano, na Cúria. Já às 19h30, a reunião será com vereadores e demais autoridades no Theatro 7 de Setembro.

No dia 15, a partir de meio-dia, haverá um almoço com a presença de bispos de diversas Dioceses, na Residência Episcopal. A tarde, a partir das 15h30, Dom Valdemir sairá em carro aberto em direção a Catedral.

Encerrando os dois dias de programação, será realizada, às 17 horas, a Missa Solene de Posse, na Catedral Diocesana, onde os fiéis poderão acompanhar um dos momentos mais especiais para a Igreja Católica. Toda a transmissão acontecerá através do YouTube: Diocese de Penedo Oficial.

Biografia

Nascido em 30 de março de 1960, em Nova Canaã (BA), dom Valdemir estudou Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG). Seus estudos de Teologia foram realizados na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado presbítero em 6 de setembro de 1987, em Ibicuí (BA).

Como padre, teve atuações como membro da equipe de Coordenação da Catequese do Regional Nordeste 3, coordenador da Pastoral Catequética na então diocese de Vitória da Conquista e coordenador da Pastoral Catequética do Sub-Regional V. Também foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia, vice-reitor (1992-1994) e reitor (1995-1996) do Seminário Maior de Filosofia. Foi vice-presidente e depois presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (1996-1997), reitor do Seminário Propedêutico (1997), diretor da Escola de Formação Diaconal Arquidiocesana (2007), entre outras funções. Antes de sua nomeação episcopal, foi membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, e ecônomo arquidiocesano.

Dom Valdemir foi nomeado bispo de Floriano (PI), pelo Papa Bento XVI, em 17 de março de 2010. A ordenação, com a presença do então arcebispo de Vitória da Conquista, dom Luís Gonzaga Pepeu, e de seu antecessor, dom Geraldo Lyrio Rocha, à época presidente da CNBB, ocorreu em 30 de maio daquele ano.

Em 4 de maio de 2016, foi nomeado bispo de Amargosa, sendo transferido da sede de Floriano.

Seu lema episcopal é “Pasce oves meas” (Apascenta as minhas ovelhas) Jo 21,17.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também