Skip to content

Sobrado dos Lessa ampliará o Polo da UFAL em Penedo

  • Home
  • Penedo
  • Sobrado dos Lessa ampliará o Polo da UFAL em Penedo

Sobrado dos Lessa ampliará o Polo da UFAL em Penedo

Em fase de restauração, com conclusão prevista para até o final deste ano, o conhecido “Sobrado dos Lessa” abrigará o Núcleo de Pesquisa, Educação Ambiental e Patrimonial do Polo Penedo, onde funcionam os cursos de Turismo e de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas.

O sobrado foi doado à Universidade pelo então prefeito Marcius Beltrão e está sendo restaurado com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). O projeto de restauro, orçado em R$ 330 mil, é da professora Josemary Omena, do curso de Arquitetura do Campus Maceió, e conta com participação de alunos da disciplina Prática do Restauro.

Localizado na Rua Fernandes de Barros, nº 17, o Sobrado dos Lessa fica no entorno referencial do Centro Histórico da cidade de Penedo, por estar próximo à Praça Rui Barbosa, Catedral de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de nossa Senhora dos Anjos, Convento Franciscano e Tiro de Guerra.

De acordo com o projeto, no pavimento térreo funcionarão a recepção e sala de Extensão, auditório com capacidade para 70 lugares, banheiros, cantina, área de convivência e dependência para o serviço de vigilância. O primeiro pavimento centralizará salas de reuniões, de informática e de capacitação, sendo esta com 28 lugares, além de banheiros, reprografia e copa. No segundo pavimento, serão instalados o Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, sala de professores e depósito.

O coordenador do Polo Penedo, Sérgio Onofre, diz que o sobrado será um espaço para desenvolvimento de atividades complementares dos cursos de graduação, contribuindo para a continuidade no processo de aprendizagem dos alunos.

História

Embora não se saiba ao certo o ano da construção do antigo “Sobrado dos Lessa”, a conjugação de sua tipologia com elementos arquitetônicos o aproxima do final do século XVII para início do século XIX. A família Lessa adquiriu o prédio da família Leahy, em dezembro de 1924.

Mesmo com o falecimento do patriarca, José Lessa, em 1978, a propriedade manteve-se com a família até o ano de 2006, quando então ocorreu um acordo entre os familiares e a Prefeitura Municipal de Penedo, que o adquiriu, repassando-o em seguida à Universidade Federal de Alagoas.

A proposta de restauração do sobrado busca adequar a preservação da estrutura original com a implantação de recursos técnicos avançados. Os responsáveis pela obra acreditam que essa convivência entre história e modernidade é positiva. “Os valores da contemporaneidade, ao invés de antagonizar com a arquitetura do passado, pode mesmo revalorizá-la e, nesse sentido, coloca-se como um agente maior da própria preservação do Patrimônio Histórico”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também