25 Agosto 2009 - 18:18

Oferta de ações da Gol pode encostar em R$ 1 bi, diz corretora

A Gol anunciou nesta terça-feira (25/08) que apresentou à Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) um pedido para realizar uma nova oferta de ações. A oferta será primeira (de novas ações) e secundária (de ações já existentes e que estão em poder do Fundo Asas, da família Constantino). A empresa informou apenas que a oferta primária deve alcançar entre 550 milhões e 650 milhões de reais.

Partindo da premissa de que a Gol continuará a ter uma ação ordinária (ON) para uma ação preferencial (PN), a Link afirmou que o montante poderá chegar perto de 975 milhões de reais, sendo 650 milhões da oferta primária e 325 milhões da secundária.

Segundo a corretora, a composição acionária atual da Gol está organizada da seguinte forma: o Fundo de Investimento em Participações Asas, acionista controlador da companhia, detém todas as ações ordinárias e 52,4% das preferenciais. Após a operação, o Fundo Asas manterá o controle de todos os papeis ordinários, mas terá reduzida sua participação em ações preferenciais para 32%. A família Constantino não apenas não vai participar da emissão de ações preferenciais como também vai vender parte dos papéis que possui para comprar as novas ações ordinárias que serão emitidas.

Na direção inversa, o percentual das ações ordinárias que circula no mercado deve aumentar de 44% para 64% com a nova oferta. Às 15h58, as ações PN da Gol (GOLL4) eram negociadas na Bovespa em queda de 7,06%, a 18,44 reais. O Ibovespa operava em queda de 0,35%, aos 57.571 pontos.

Na visão da corretora, entretanto, a operação é positiva para a companhia no longo prazo pois está em conformidade com a estratégia de recomposição de caixa da empresa. Os analistas lembram que, depois de um início de ano com uma situação de caixa desconfortável, com um cenário negativo de demanda pela frente, a empresa levantou recursos por meio de aumento de capital, emissão de debêntures e com o lançamento do cartão de crédito Smiles em conjunto com o Banco do Brasil e o Bradesco.

Oferta

A oferta de ações da Gol deverá ser global. A companhia e o fundo Asas apresentaram à SEC (sigla em inglês para a comissão norte-americana que lida com valores mobiliários) pedido de distribuição pública primária e secundária de ações preferenciais sob a forma de American Depositary Shares (ADSs). Cada ADS corresponderá a uma ação preferencial.

por Portal Exame

Comentários comentar agora ❯